Dissertação

{pt=REAP.PT Sintáctico} {} EVALUATED

{pt=Ensino da língua assistido por computador é uma àrea de pesquisa que se foca no desenvolvimento de ferramentas que melhorem o processo de aprendizagem da língua. REAP.PT (REAder-speci c Practice Portuguese) é um exemplo destes sistemas, em que o objectivo é ajudar a ensinar a língua portuguesa de uma forma apelativa, abordando temas que são do interesse dos utilizadores. Esta tese foca-se na geração automática de exercícios sintácticos e de vocabulário. Para tentar cumprir esses objectivo, um conjunto de tarefas foram desenvolvidas: um estudo de formatos de questões pertinentes e quais os sistemas que criavam estes exercícios; um estudo de sistemas CALL com exercícios sintácticos e semânticos; e modelação/desenvolvimento de um solução arquitectural para o problema, incluindo diferentes recursos: fi ltros, classifi cadores, tabelas com informação lexical adicional e geradores automáticos de distractores. Outro objectivo deste trabalho é incluir este módulo no sistema CALL - REAP.PT., en=Computer-Aided Language Learning (CALL) is an area of research that focuses on developing tools to improve the process of learning a language. REAP.PT (REAder-speci c Practice Portuguese) is a system that aims to teach Portuguese in an appealing way, addressing issues that the user is interested in. This thesis focuses on the topic of automatic generation of syntactic and vocabulary questions. In trying to successfully accomplish this goal, there are several tasks that were developed: a study on the format of pertinent questions and which existing systems create these exercises; a study of some CALL systems with syntactic and semantic exercises; and the modeling of an architectural solution of the problem, including other resources such as filters and automatic distractors generation. Another goal of the present work is to be able to include this feature in the tutoring system - REAP.PT.}
{pt=Ensino da língua assistido por computador, Geração automática de exercícios, Exercícios sintácticos, Exercícios semânticos, Geração automática de distractores, Língua Portuguesa, en=Computer Assisted Language Learning, Automatic Exercise Generation, Syntactic Exercises, Semantic Exercises, Automatic Distractors Generation, Portuguese}

Novembro 16, 2011, 9:30

Orientação

CO-ORIENTADOR

Jorge Manuel Evangelista Baptista

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Universidade do Algarve

ORIENTADOR

Nuno João Neves Mamede

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado