Dissertação

{en_GB=Adaptation and personalization of learning management systems, oriented to employees’ roles in enterprise context} {} EVALUATED

{pt=Na era digital, a formação nas empresas pode ser facilitada através de um sistema de aprendizagem adequado às necessidades da empresa e dos seus colaboradores. O sistema de gestão de aprendizagem ou learning management systems (LMS) é cada vez mais utilizado nas empresas ou organizações como uma ferramenta para gerir as suas formações online (e-learning). A implementação de um LMS que proporciona a facilidade na seleção dos conteúdos formativos deve ser considerada pela empresa/organização para alcançar o melhor aproveitamento e a satisfação dos seus colaboradores no processo de aprendizagem. É nesta perspetiva que a presente dissertação apresenta uma investigação sobre um LMS personalizado, orientado à função dos colaboradores. Pretende-se neste estudo averiguar a existência de adaptação e personalização de sistemas de gestão de aprendizagem, em contexto empresarial, de forma a facilitar a seleção de conteúdos formativos adequados às funções dos colaboradores. Para alcançar este objetivo, foi utilizada a metodologia Inquérito (Survey Research) e procedeu-se anteriormente a uma revisão sistemática da literatura (RSL) para procurar evidências científicas neste tema de estudo., en=In the digital age, company training can be facilitated through a learning system appropriate to the needs of the company and its employees. The learning management system (LMS) is increasingly used in companies or organizations as a tool to manage their online training (e-learning). The implementation of an LMS that provides ease in selecting training content should be considered by the company/organization to achieve the best use and satisfaction of its employees in the learning process. From this perspective, the present dissertation presents an investigation of a personalized LMS oriented to the employee's role. This study aims to investigate the existence of adaptation and personalization of learning management systems in an enterprise context, that facilitate the training content selection suited to employees’ roles. To achieve this objective, the Survey methodology was used, and a systematic literature review (SLR) was conducted previously to search for scientific evidence on this study topic.}
{pt=Formação profissional, e-Learning, Sistemas de gestão de aprendizagem, Personalização, Adaptação, Função, en=Professional training, e-Learning, Learning Management Systems, Personalization, Adaptation, Role}

novembro 18, 2022, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Arnaldo Manuel Pinto dos Santos

Universidade Aberta

Professor Auxiliar Convidado