Dissertação

{pt_PT=Potencial da gamificação como estratégica pedagógica: Incentivo à participação com base na aplicação Moodle} {} EVALUATED

{pt=Este estudo exploratório visa analisar os benefícios que a gamificação pode trazer por meio de objetos pedagógicos e tecnológicos mediados pela plataforma Moodle. Pretende-se com o presente estudo dar a conhecer algumas das potencialidades que a gamificação pode ter, no que respeita à motivação dos alunos, para uma participação cada vez mais ativa na plataforma Moodle. Tendo em conta a natureza exploratória do estudo foram apresentados questionários junto de alunos que utilizam o ensino online. Tentou-se aferir qual o grau de aceitação de uma estratégia de jogo para o mesmo, bem como, motivações e as barreiras percecionadas ao uso de jogos no ensino à distancia. Os resultados sugerem que, na sua grande maioria, o estilo de jogo preferido é o de estratégia, verificou-se também que o estilo de jogo baseado na aventura está entre os preferidos. De realçar ainda, que os resultados apurados sugerem que é muito valorizado por parte de quem é utilizador de redes sociais a constante possibilidade de interação e a possibilidade de constante atualização da informação.Foram então delineadas as potencialidades de estratégias de jogo que têm em conta as opiniões partilhadas, de forma a poder conciliar os interesses que motivam a maior parte dos envolvidos neste estudo. , en=This exploratory study aims to analyze the benefits that gamification can bring through pedagogical and technological objects mediated by the Moodle platform. The aim of this study is to present some of the potential that gamification may have, in terms of student motivation, for an increasingly active participation in the Moodle platform. Considering the exploratory nature of the study, questionnaires were presented to students who use online education. Attempts were made to gauge the degree of acceptance of a game strategy for the same, as well as motivations and perceived barriers to the use of games in distance learning. The results suggest that, for the most part, the preferred style of play is strategy, it has also been found that the adventure style of play is among the favorites. It should also be noted that the results show that it is highly valued by the users of social networks the constant possibility of interaction and the possibility of constant updating of information.The potentialities of game strategies that take into account the shared opinions were then delineated, so as to be able to reconcile the interests that motivate most of those involved in this study. }
{pt=gamificação, sistemas de informação, educação, ambiente virtual de aprendizagem., en=gamification, information systems, education, virtual learning environment.}

Junho 27, 2018, 17:0

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Emiliano Bidarra de Almeida

Universidade Aberta

Professor Auxiliar