Dissertação

{en_GB=Creating an Agent-Based Framework for Don't Starve Together} {} EVALUATED

{pt=Os videojogos de hoje em dia batalham por manter altos niveis de fidelidade. As representações altamente realistas dos mundos virtuais apenas são traídas pela falta de credibilidade dos personagens que os habitam. De modo a manter a imersão criada por gráficos extraordinários, os personagens têm de ser capazes de criar a ilusão de vida, o que requer que possuam características humanas como consciência social, reactividade e procura activa de objectivos. Alguns géneros de jogos, como RPGs, já viram este problema ser endereçado pela utilização de modelos de agência originários em grupos académicos. No entanto, videojogos de sobrevivência ainda não foram alvo deste tipo de atenção. Neste trabalho, endereçou-se esta falha propondo um sistema que permite criar personagens baseados em modelos de agência para videojogos de sobrevivência. Usando o FAtiMA Toolkit, um modelo de agência por direito, e o Don't Starve Together, um videojogo de sobrevivência popular, implementou-se e publicou-se o sistema proposto e um personagem de exemplo, o Walter. Adicionalmente, testou-se e comparou-se o Walter com um personagem baseado em arvores de comportamento., en=Today's video games are striving to maintain high levels of fidelity. The realistic graphical representation of virtual worlds is only betrayed by the lack of believability that in-game characters present. To maintain the immersion created by exquisite graphics, characters must be able to create the illusion of life, which requires them to possess basic human traits like social ability, reactivity, and active goal pursuit. Some game genres, like role playing games, have seen this problem being addressed by using agency based characters. However, survival games have not been subject to the same attention. In this work, we address this issue by proposing a framework that allows developers to create characters based on agency models for survival games. By making use of FAtiMA Toolkit, a fully fledged model for agency, and Don't Starve Together, a popular survival game, we've implemented and published such a framework with an example character, Walter. Walter has been run and tested against a behaviour tree based character.}
{pt=IA; NPCs; Personagens Credíveis; Jogos, en=AI; NPCs; Believable Characters; Games}

Junho 7, 2018, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado