Dissertação

{en_GB=Co-creativity in Videogame Puzzle Creation} {} EVALUATED

{pt=Este trabalho propõem uma solução para melhorar a cooperação entre humanos e computadores, como colegas, na criação de puzzles para níveis de jogos de computador. Com esta interação esperamos dar ao designer uma fonte de estímulo de criatividade, para atingir resultados, no geral mais criativos, que aqueles que o designer obteria se estivesse a trabalhar sozinho. A solução proposta consiste numa ferramenta de co-criatividade na criação de puzzles, através do trabalho conjunto entre humanos e computador na criação de conteúdo, usando o editor de níveis do Legend of Grimrock 2 e explorando o paradigma do parceiro digital. A interface da ferramenta pode ser usada pelo designer para prever as sugestões geradas e orientar o seu comportamento. As sugestões são geradas e iterativamente evoluídas por três algoritmos genéticos e que pode ser guiada pelo designer em três domínios: objetivo, inovação e orientado ao mapa do utilizador; que são combinados num quarto algoritmo que reavalia as melhores sugestões dos algoritmos anteriores, outra vez nos mesmo três domínios com diferentes pesos de acordo com as configurações do utilizador e escolhe a melhor sugestão, no geral, para apresentar ao utilizador. Os resultados obtidos mostraram uma influencia positiva na criação de puzzles. Melhorias apontadas incluem melhor suporte de padrões específicos de interação dos utilizadores, melhorias no comportamento dos algoritmos e integração com ferramentas já existentes. Concluímos que com uma interface intuitiva, comportamento flexível e ajustável, conseguimos criar uma contribuição positiva para a qualidade do processo de co-criação de puzzles., en=This work proposes a solution to improve the cooperation between humans and computer Artificial Intelligence (AI), as a colleague, in the creation of puzzles for video game levels. With this interaction we hope to give the designer a source of creative stimulus, in order to achieve overall more creative results than those obtained if said designer was working alone. The proposed solution consists of a co-creative puzzle creation tool, focused on improving creativity by allowing human and computer to work together in producing content using the Legend of Grimrock 2 Level Editor, exploring the digital “peer” paradigm. Its interface can be used by the designer to preview generated suggestions and orient its behavior. Suggestions are generated and iteratively evolved by three genetic algorithms and can be guided by the designer on different domains: objective, innovation, user map; all then combined in a fourth one that re-evaluates the best suggestions of each previous algorithm, again on the three domains, with different weights based on the users configuration, to choose the best suggestion overall. Results showed a positive influence on the puzzle creation because our approach takes into account the smaller nuances of the co-creative interaction. Outlined improvements such as a better way to support designer-specific interaction patterns, improved algorithm behaviour and integration with past tools set the direction for future work. We concluded that through an intuitive interface, flexible and adjustable behavior, we were able to provide some positive contributions to the quality of the co-creative puzzle creation process. }
{pt=Desenho de níveis, co-creatividade computacional, geração procedimental de conteúdo, algoritmos genéticos, criação de puzzles, en=Level-design, computer co-creativity, procedural content generation, genetic algorithms, puzzle creation}

Junho 7, 2018, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar