Dissertação

{en_GB=From Skeuomorphism to Flat Design: Investigating Older Adults Experience} {} EVALUATED

{pt=Atualmente, flat é uma técnica muito usada pela comunidade de design, vindo em substituição do clássico skeuomorfismo. Embora tenha tido uma crescente popularidade, estudos empíricos mostram evidências que esta poderá não ser a melhor opção: a simplicidade deste design remove pistas visuais essenciais que podem sacrificar a usabilidade e experiência do utilizador. Para colmatar as falhas apresentadas do flat design, um novo design, material, foi criado. O design e a apreciação estética influenciam aspetos como a satisfação, performance e a usabilidade percecionada do sistema. Apesar da sua importância, os efeitos das várias técnicas de design ainda não estão bem discutidos, em particular em termos de idade. Numa população cada vez mais envelhecida, e com um aumento da aceitação e uso tecnológico, passa a ser fundamental compreender melhor este grupo etário. Esta dissertação investiga o efeito da idade e das três técnicas de design (skeuomorfismo, flat e material) na experiência do utilizador. Concluímos que quer a idade, quer o design, têm efeitos na performance e perceção estética nas tarefas envolvidas. As pessoas de faixa etária mais alta (65+ anos) demonstraram ser o grupo cuja performance dependeu mais no design. Em termos de preferência estética, as pessoas mais novas percecionaram os designs mais minimalistas como mais apelativos. Por sua vez, as pessoas mais velhas têm uma perceção mais positiva do design mais detalhado. Estes resultados permitiram criar um conjunto de guias de desenho de acordo com o grupo etário e objetivo pretendido (aumentar a eficiência, eficácia ou preferência estética)., en=Flat design became a widely used design technique among the interface design community, substituting the more classical one, skeuomorphic design. Although its increasing popularity, empirical studies have shown evidence that this may not be the best option. This simplistic approach to the design removes essential visual cues that might sacrifice usability. In the light of these results, material design was created to address the issues inherent to the latter. Design and aesthetic perception influence aspects such as user satisfaction, performance and perceived usability of the system. Despite its importance, the effects of these design approaches are still not well discussed, particularly in terms of users age. In an ageing population, and a raise in technology acceptance and use, it becomes fundamental to understand better this user group(older people). This dissertation investigated the effect of age and other individual characteristics (related to familiarization with technology) and their interaction with the design approaches (skeuomorphic, flat and material). We concluded that both age and design have effects in both performance and aesthetic perception in the tasks involved. Older Adults (65+ years) were the ones where performance depended more on design. Aesthetic preference was also influenced by age: while younger adults perceived minimalistic designs as more aesthetically appealing, the older groups drew a more positive opinion towards a more detailed one. These findings helped to create a set of user guidelines that vary according to the target age and to which is the goal of the designer (enhance efficiency, effectiveness or aesthetic preference).}
{pt=Idosos, Interface, Estética, Flat Design, Skeuomorfismo, Material Design, en=Older Adults, Interface, Aesthetics, Flat Design, Skeuomorphic Design, Material Design}

Novembro 5, 2018, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar