Dissertação

{en_GB=Touch on Chemistry - Game to Teach Organic Chemistry in Virtual Reality} {} EVALUATED

{pt=O objectivo desta tese é criar um jogo para ajudar a ensinar Química Orgânica em Realidade Virtual que adicione maior interactividade ao processo de aprendizagem. A interação com os objectos é um dos focos centrais deste jogo, pois os jogadores manipulam átomos e moléculas no decorrer do jogo inteiro, e para tornar esta interação o mais natural e fácil de utilizar possível, foi decidido utilizar o sensor Leap Motion em conjunto com a tecnologia de Realidade Virtual. Os alunos usam as próprias mãos para interagir com o jogo e existem diferentes métodos que podem ser utilizados, dependendo do objectivo da interação em questão. O jogo consiste em criar moléculas, ligando os átomos uns aos outros, para ultrapassar os desafios que são apresentados e, por consequência, progredir nos níveis. Os desafios são baseados na matéria que é ensinada aos alunos do ensino secundário, especificamente no 10º ano, e as regras relacionadas com a junção dos átomos para criar as moléculas devem ser seguidas. A implementação da interação com objectos foi atingida e todo o desenvolvimento do jogo foi realizado em três iterações. Foram realizada uma avaliação com alunos do ensino secundário, no final da última iteração, para verificar se os objectivos propostos foram atingidos. Esta avaliação consistia em completar o tutorial e o modo de jogo Normal, que foi simplificado, tendo apenas quatro níveis com dois desafios cada. Os resultados foram bastante positivos, mostram que o jogo é divertido, agradável, e que tem potencial para ser usado numa aula. , en=The goal of this thesis is to create a game in Virtual Reality that adds more interactivity to the teaching process of Organic Chemistry. The manipulation of objects takes an central focus in this game since the players will be interacting with atoms and molecules through out the game, and to make this manipulation as natural and easy to use as possible, the Leap Motion sensor was used along side the Virtual Reality technology in the project. The students will use their own hands to interact with the environment in the game and there are different methods that can be used according to the intended purpose. The game consists on creating molecules by connecting atoms together to overcome the challenges presented and progress on the levels. The challenges are based on what high school students learn in their freshman year about Organic Chemistry, and the rules of how molecules are created must be followed. The implementation of the interaction with objects was achieve and all the game development was done in three iterations. It was performed an evaluation at the of the last iteration with high school students to check if the objectives defines were met. The final tests consisted on the users completing the tutorial and the Normal game mode, which was simplified and had four levels with two challenges each. The results were very positive, showing that the game is fun and entertaining, and that it has potential to be a helpful resource in a classroom.}
{pt=Realidade Virtual, Química Orgânica, Manipulação, Leap Motion, Jogo, Aprendizagem, en=Virtual Reality, Organic Chemistry, Manipulation, Leap Motion, Game, Learning}

Novembro 9, 2018, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado