Dissertação

{en_GB=Gamification for Hand Hygiene Compliance} {} EVALUATED

{pt=As infeções hospitalares são um dos maiores problemas de saúde no mundo levando a taxas elevadas de morbidade e mortalidade. Estas infeções podem ser reduzidas se os profissionais de saúde cumprirem o simples ato de higienizar as mãos nos momentos correto. Infelizmente, devido a fatores como o esquecimento, estes mesmos profissionais continuam a ter baixos níveis de cumprimento das diretrizes para a higienização das mãos. O método mais usado para medir estes níveis, observação direta, é dispendioso tanto em termos de tempo como de dinheiro. Propomos, por isso, uma solução com base em gamificação capaz de dar feedback sobre o cumprimento dos momentos de higienização ao mesmo tempo que motiva os profissionais a melhorar o seu comportamento. Uma solução deste género requer muitos componentes diferentes a trabalhar em conjunto o que levanta inúmeros desafios. Para minimizar o impacto destes desafios esta tese propõe um modelo de passos a seguir. A camada base do modelo corresponde `a tecnologia de localização indoor para a qual analisámos e comparámos várias alternativas. Por cima dessa camada, temos um Sistema de monitorização¸ automática que monitoriza os níveis de higienização das mãos, níveis esses que são apresentados usando gamificação. Para a camada de gamificação, usamos a solução proposta pelo projeto OSYRISH. A interface desta solução (camada superior do modelo proposto) foi avaliada usando testes com utilizadores, e embora precise de ser mais desenvolvida os resultados dos testes foram aceitáveis., en=Hospital acquired infections are one of the major problems of healthcare in the world, resulting in increased morbidity and mortality. This problem could be minimized by simply performing good hand hygiene. However, due to factors like forgetfulness, healthcare workers still have low levels of hand hygiene compliance. The main method to monitor compliance levels, direct monitoring, is very expensive both in time and money. We propose a gamification solution capable of providing feedback about compliance levels and at the same time motivate people to improve their behaviour. This solution requires many different components working together each posing different challenges, which will be discussed in this document. In this thesis we propose a model of steps to minimize such challenges impact. The bottom layer of the model corresponds to the indoor location technology, for which we reviewed and compared some alternatives. Above that, an AMS is used to monitor hand hygiene, whose data is presented using gamification. For the gamification layer, we used the solution proposed in the OSYRISH project. This solution’s interface (the upper layer of the model we propose) was evaluated using user testing, and although it still needs developing the results were considered acceptable.}
{pt=Higienização das mãos, Infeções Hospitalares, Localização Indoor, Gamificação, Sistema de monitorização automática, en=Hand hygiene compliance, Hospital acquired infections, Indoor location, Gamification, Automated monitoring systems}

Novembro 12, 2018, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Luís Velez Lapão

Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL)

Investigador Auxiliar Convidado