Dissertação

{en_GB=Expressing Emotions through Animated Speech Balloons} {} EVALUATED

{pt=Nos dias de hoje, os cenários digitais utilizam maioritariamente as animações dos personagens e áudio para transmitir emoção. No entanto, nem sempre essas abordagens são possíveis. Neste trabalho iremos explorar a forma como as animações, balões de fala, imagens e cor têm sido usadas para transmitir emoção aos utilizadores. Temos também como objectivo criar um módulo que consegue controlar todos estes aspectos, integrando-o numa aplicação de Tutoria Virtual que também utiliza outros componentes, como a expressividade de personagens. Iremos além disso, apresentar duas experiências de modo a testar a percepção emocional da aplicação, averiguando assim a exactidão da nossa abordagem. Foi possível demonstrar que a adição de certos detalhes permitiram, em comparação directa, o reconhecimento da versão final como melhor animada. No entanto, ao serem testadas à parte, algumas emoções acabaram por perder a sua identidade, passando a ser reconhecidas com menor precisão, enquanto outras tiveram um impacto positivo na aplicação. Concluindo, foi possível observar que a adição destes detalhes ajudaram no reconhecimento emocional da cena. No entanto, a informação adicional num dos canais pode criar ruído e predispor o reconhecimento do utilizador, podendo levar a piores resultados. Não obstante, os elementos 2D podem e devem ser usados para reforçar a percepção emocional, desde que não criem contraste com os restantes canais emocionais., en=Nowadays, digital scenes, like games, tend to mostly use model animation, like facial expressions, and spoken dialogue, to convey emotion. However, those approaches are not always possible. This work explores the current approaches to text animation patterns, speech bubbles and background shapes and color, in order to convey emotion. It also aims to create a module that can control these aspects, and integrate it within a Virtual Tutoring application, which also utilizes model animation. We also present experiments, both comparing the existing base version, and final version of the application, and testing the emotional perception of each version, in order to understand if our approaches were correctly implemented. It was possible to observe that the addition of such details led the system to be recognized as better animated, when compared with the earlier version, however it when tested alone, some emotions ended up being less recognized, while others had a better impact on the application. In the end, we observe that such details can help improve the emotional recognition of a scene, however the additional information on one channel can create noise and bias on the other emotional channels, leading to worse results in certain occasions. Nonetheless, they can and should be used in order to reinforce emotional recognition, without creating contrast with the leading emotional channel.}
{pt=Emoção, Balões de fala, Animação, Texto, Tutoria Virtual, en=Emotion, Speech balloons, Animation, Text, Virtual Tutoring}

Outubro 30, 2018, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar