Dissertação

{en_GB=Learning language skills based on implicit, explicit and active learning} {} CONFIRMED

{pt=Neste trabalho, apresentamos um sistema que explora a ideia de usar o feedback fornecido pelo utilizador para ajudar no processo de aprendizagem. Focamo-nos na tarefa de aprender uma característica da língua, usando os processos de aprendizagem implícita, explícita e ativa, para realizar essa tarefa. Como prova de conceito, usamos o jogo SHRDLURN, onde o sistema aprende a mapear a linguagem do utilizador (inicialmente o sistema não tem conhecimento desta língua) em ações relacionadas com o jogo. O feedback do utilizador consiste em uma frase e uma ação ou uma propriedade de um elemento do jogo, sendo este feedback usado para atualizar o conhecimento do sistema. No nosso trabalho, estendemos a implementação anterior do jogo SHRDLURN, que é baseado no processo de aprendizagem implícita. Nesta tese, adicionámos a este jogo a possibilidade de ter os processos de aprendizagem explícita e ativa. Depois de testar o sistema com os utilizadores, concluímos que a nossa abordagem traz uma melhoria ao sistema usado como baseline. Os resultados indicam que podemos tirar vantagem em reunir os três processos de aprendizagem usados no nosso trabalho., en=In this work, we present a system that explores the idea of using the feedback provided by the user to help in the process of learning. We focus on the task of learning a language skill, using the processes of implicit, explicit, and active learning to accomplish this task. As proof of concept, we use the SHRDLURN game, where the system learns to map the user language (initially the system has no knowledge of this language) into actions related to the game. The user feedback consists of an utterance and either an action or a property of a game element, being this feedback used to update the system knowledge. In our work, we extend the previous implementation of the SHRDLURN game, which is based on the process of implicit learning. In this thesis, we add to this game the possibility of having the processes of explicit and active learning. After testing the system with users, we conclude that our approach brings an improvement to the system used as baseline. Results indicate that we can take advantage of bringing together the three processes of learning used in our work.}
{pt=Processamento de língua natural, Aprendizagem por reforço, Características da língua, Aprendizagem implícita, Aprendizagem explícita, Aprendizagem ativa, en=Natural language processing, Reinforcement learning, Language skills, Implicit learning, Explicit learning, Active learning}

Novembro 2, 2018, 15:30

Orientação

ORIENTADOR

Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado