Dissertação

{en_GB=Designing a Platform to Support and Improve the Geometry Friends Game AI Competition} {} EVALUATED

{pt=Este documento descreve o desenvolvimento de uma nova plataforma de competição online para suportar o futuro da Geometry Friends Game AI competition, uma competição de inteligência artificial baseada no jogo Geometry Friends. O Geometry Friends é um jogo de plataformas 2D de cooperação, cujas características principais são abordadas no início deste trabalho, juntamente com pormenores sobre como a competição tem funcionado até hoje. Várias outras plataformas de competições de IA são estudadas, assim como as práticas que são consideradas como estado da arte ao gerir boas e prósperas competições de vídeo jogos e IA. Após analisar a maneira como a competição do Geometry Friends se compara com as práticas referidas e com outras plataformas modernas, vários requisitos que a nova plataforma deve cumprir foram descritos, incluindo facilitar a participação online e a automação de vários processos relacionados com a manipulação das submissões. A nova plataforma foi desenvolvida, consistindo de um novo website, o qual tanto participantes como organizadores da competição podem interagir com; um programa encarregue de lidar completamente com as submissões recebidas; e mais. Virtualização foi usada para criar ambientes de avaliação seguros, justos e reutilizáveis. Várias pessoas testaram, recorrendo a três cenários diferentes, diferentes características da nova plataforma. Concluiu-se que o novo website possui uma usabilidade acima da média, enquanto que o programa que lida com as submissões funcionou como esperado durante a fase de testes. Foi também possível concluir que o objetivo principal foi cumprido, sendo que uma nova plataforma foi desenvolvida com sucesso., en=This document describes the development of a new online competition platform to support the future of the Geometry Friends Game AI competition, an artificial intelligence competition based on the Geometry Friends game. The Geometry Friends game is a cooperative 2D platformer whose main characteristics are visited in the beginning of this work, along with how the competition has been running until now. Several other AI competition platforms are studied, as well the practices which are considered to be state of the art to run good and prosperous game based AI competitions. After analysing how the current Geometry Friends competition fairs against the state of the art, several requirements that the new platform should meet were laid out, which included facilitating competition participation online and automating several submission handling processes. The new platform was developed mostly from scratch, consisting of a new website, which both participants and competition organizers may interact with, and a background program in charge of fully handling the received submissions, and more. Virtualization was used to create secure, fair and reusable evaluation environments. Different features of the new platform were tested by several people across three different test scenarios. The new website was concluded to have an above average usability, while the submission handling program worked as expected throughout the testing phase. It was also possible to conclude that the main objective was accomplished, since a new platform was successfully developed.}
{pt=Inteligência Artificial, Vı́deo Jogos, Competições, Geometry Friends, Automação, en=Artificial Intelligence, Video Games, Competitions, Geometry Friends, Automation}

Novembro 13, 2018, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado