Dissertação

{en_GB=Business Process Transformation to Dynamize and Improve Fulfilment and Assurance Agility in CSPs} {} EVALUATED

{pt= Ao longo dos anos, a indústria das TIC tem-se transformado rapidamente, de modo a adaptar-se às novas exigências dos utilizadores. Esta transformação digital tem originado inúmeras formas de provisionamento de serviços e um consequente aumento da complexidade operacional e organizacional. Esta maior complexidade que se verifica entre o alinhamento da rede, as TI e o négocio é um dos maiores desafios na indústria de telecomunicações. Os actuais modelos de boas prácticas utilizados para mitigar e harmonizar este tipo de desafio, o eTOM na indústria de Telcomunucações e o COBIT5 no mundo empresarial, embora possuindo diferentes origens, têm a mesma finalidade. É assim o propósito do trabalho desenvolvido projetar um método para o enriquecimento dos processos eTOM de assurance e de fulfilment, para que estes se harmonizem e interajam com o COBIT5. O projeto desenvolvido define cada uma destas frameworks no contexto e propósito da indústria das telecomunicações, bem como os passos iniciais para que se complementem no domínio do provisionamento de serviços. Para se ter uma percepção mais palpável da complementariedade e aplicabilidade destas boas prácticas, inclui-se um estudo da sua avaliação e compreensão incidindo no mercado português das start-ups tecnológicas e das operadoras e fornecedoras de serviços e produtos de telecomunicações., en= Over the years, the ICT business has grown quickly to adapt to customers’ demands. The transformation towards a digital telecom ecosystem has resulted in a myriad of ways for services provisioning as well as operational and organisational complexity. That complexity, essentially in the alignment between the network, the IT and the Business is a major and crucial challenge in today's Telecommunication Industry. The current business frameworks that try to mitigate the above challenge, the eTOM from the Telecommunication world and the COBIT5 on the Corporate world, although relying on different conception and efforts, both have the same purpose, i.e., to align and improve the business-IT harmonisation. It is, therefore, the objective of this work, to design a method for the enrichment of the eTOM's Fulfilment and Assurance processes, to harmonise and to interwork with COBIT5. The work developed defines each framework for the Telecommunication industry, and proposes the first steps for their interworking and bridging at the services provisioning domain. For a better perception of the applicability and complementarity of those "good practices", evaluating and understanding the frameworks and approach, a complementary study within the Portuguese telecommunications operators and products and services providers, as well as Start-ups in the sector, is also provided.}
{pt=Estrutura de TI Empresarial, eTOM, OSS, BSS, COBIT5, en=Enterprise IT Framework, eTOM, OSS, BSS, COBIT5}

junho 22, 2017, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui António Dos Santos Cruz

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar