Dissertação

{en_GB=A Real-time Data Processor for Service Quality Management} {} EVALUATED

{pt=O crescente número de dispositivos ligados às redes móveis e as diferentes tecnologias tais como o Global System for Mobile Communications (GSM), Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) e Long Term Evolution (LTE), está a levar a um crescimento da infraestrutura da rede para suportá-los. Em paralelo, os sistemas de suporte a estas redes precisam de processar volumes cada vez maiores de dados e em tempo real, para assegurar que a infraestrutura está completamente operacional. Uma tarefa chave destes sistemas de suporte é calcular os Key Performance Indicator (KPI) e Key Quality Indicator (KQI), provenientes dos contadores fornecidos pelos Network Element (NE). Estes KPIs e KQIs são essenciais para entender o funcionamento da rede. Para permitir que os Communication Services Provider (CSP) consigam monitorizar e reagir às mudanças de desempenho das suas redes a Nokia oferece o produto Service Quality Manager (SQM), que calcula KPIs e KQIs em "quase" tempo real. Para otimizar o SQM, obtendo um melhor desempenho e entrega mais rápida de resultados, o módulo de cálculo atual precisa de ser alterado para conseguir lidar com volumes de dados maiores, e menor latência preparando-se para uma futura evolução. Este novo módulo chamado de Real-Time Performance Management (RTPM), é aqui descrito e implementado, baseia-se em novas ferramentas mais eficientes para processamento em tempo real, tais como o Apache Spark Streaming para processamento de dados e o Apache Kafka como intermediário de mensagens., en=The increasing number of devices connected to mobile networks of different technologies such as Global System for Mobile Communications (GSM), Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) and Long Term Evolution (LTE), is driving the growth of the network infrastructure to support them. In parallel the support systems attached to these networks need to process increasing volumes of data, in real-time, to ensure that the infrastructure is fully operational. A key task of those support systems is calculating Key Performance Indicator (KPI) and Key Quality Indicator (KQI), from the counters provided by Network Element (NE). These KPIs and KQIs are essential to understand how the network is performing. To enable Communication Services Provider (CSP) to monitor and react to changes in performance of their networks, Nokia offers the Service Quality Manager (SQM) product, that calculates KPIs and KQIs in "near" real-time. To optimize SQM, for better performance and timely delivery of results, the current calculation module needs to be re-engineered in order to handle higher data volumes with a lower latency, and prepared for future evolution. This new module, named Real-Time Performance Management (RTPM), here described and implemented, is based on new and more efficient tools for real-time computation, such as Apache Spark Streaming for data processing and Apache Kafka message broker.}
{pt=Serviços de Redes Móveis, Key Performance Indicator (KPI), Key Quality Indicator (KQI), Computação em Tempo Real, Garantia de serviço, Service Quality Manager (SQM), en=Mobile services, Key Performance Indicator (KPI), Key Quality Indicator (KQI), Real-time Computation, Service assurance, Service Quality Manager (SQM)}

Junho 9, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui António Dos Santos Cruz

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Alves da Cunha

Nokia Solutions and Networks (Alfragide)

Especialista