Dissertação

{en_GB= Virtual Tutor - Virtual Tutoring Agent using Empathy and Rapport Techniques} {} EVALUATED

{pt=Entrar na Universidade é uma grande mudança para alguém, essa pessoa normalmente entra a sentir-se motivada. No entanto, quando as dificuldades começam a acontecer e a realidade de que o esforço é muito maior do que em estágios anteriores começa a chegar às suas mentes, os estudantes tendem a perder motivação e não conseguem encontrar os métodos certos de lidar com essas perdas de motivação, uns reprovam em unidades curriculares que normalmente teriam bom aproveitamento. Algumas universidades decidiram implementar um programa de tutoria no qual os estudantes são acompanhados por um tutor do Corpo Docente. Desejamos adicionar este programa um tutor virtual que esteja sempre disponível para o aluno de forma a ajudar emocionalmente. Aproveitámos a metáfora de dois personagens com personalidades diferentes para acompanhar o aluno no seu percurso escolar. Estudámos factores que ajudariam o estado emocional do aluno e atingimos os conceitos de rapport, empatia e relação. Realizámos um trabalho exploratório para averiguar se algum destes factores era mais importante que outros mostrando diferentes comportamentos para um tutor virtual no ambiente de uma aplicação móvel. Este projeto foi parcialmente apoiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a ref. UID/CEC/50021/2013 e concessão de projeto Tutoria Virtual com ref. TDC/IVC-PEC/3963/2014, en=Going to University is a big change for someone and the student normally enters University feeling motivated. However, when the difficulties start to arrive and the reality that the effort required to succeed is much bigger than on the previous steps of their academic lives starts dawning on the students that just entered University they tend to lose motivation and cannot find the right methods of dealing with these loss of motivation, some of them fail courses they would on other circumstances find easy. Some universities have decided to implement a tutoring program in which the students are accompanied by a real tutor of the faculty. We intend to add to this program by delivering a tutor that is always available for the student and will help them emotionally. We brought the metaphor of two tutor characters with complimentary personalities to accompany the student throughout their semester.We studied what factors will help the student's emotional state and we arrived at rapport, empathy and relationship. We did an exploratory work on which one was more important by showing different behaviors for a virtual tutor agent in an app environment. This work was partially supported by national funds through Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) with ref. UID/CEC/50021/2013, and FCT grant from project Tutoria Virtual with ref. TDC/IVC-PEC/3963/2014}
{pt=Empatia, Rapport, Relações, Tutoria Virtual, Inteligência Emocional, Educação, en=Empathy, Rapport, Relationships, Virtual Tutors, Emotional Intelligence, Education}

Novembro 10, 2017, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar