Dissertação

{en_GB= PONTiFF - PersONaliTy Framework For Companion Characters} {} EVALUATED

{pt=Personalidade tem sido uma característica fundamental na criação de personagens companheiras em jogos digitais. Estas personagens cooperam com o jogador para superar obstáculos e para progredir no jogo. Neste trabalho, apresentamos uma abordagem computacional estuturada e um modelo de personalidade inspirado pelo modelo psicobiológico de Temperamento e Caráter de Cloninger para transmitir a personalidade de uma personagem companheira, no contexto de cooperação entre a personagem companheira e o jogador. A nossa abordagem é composta pela personalidade da personagem, um sistema de decisão baseado na personalidade da personagem e um sistema de marcadores para acompanhar a experiência da personagem, conhecimento, objetivos, etc. O nosso teste experimental foi feito em duas fases. Uma primeira fase para entender (1) se o design gráfico do personagem tem influência na avaliação da personalidade da personagem, e uma segunda fase (2) onde verificamos se a personalidade transmitida pelo nosso modelo é percebida adequadamente pelo jogador através da interação. Os nossos resultados sugerem que (1) o comportamento no jogo é mais importante do que as primeiras impressões induzidas pelo design da personagem e que (2) dois dos nossos traços (Harm Avoidance e Cooperativeness) foram facilmente compreendidas pelos participantes., en=Personality has been a key feature in the creation of companion characters for digital games. These characters cooperate with the player to overcome obstacles and progress through the game. In this work, we present a generic framework and a personality model inspired by Cloninger's psychobiological model of Temperament and Character to convey a companion character’s personality in the context of the cooperation between the companion character and the player. Our framework is comprised of the character's personality, a decision system based on the character's personality, and a tag system to keep track of the character's experience, knowledge, objectives, etc. We conducted a two-stage experiment to better understand (1) if the character's graphical design has an influence on personality reporting and (2) if the companion's personality conveyed by our model is adequately perceived by the player through interaction. Our results suggest that (1) in-game behaviour is more important than first impressions induced by the character's design and that (2) two of our traits (Harm Avoidance and Cooperativeness) were easily understood by the participants. }
{pt=Personagens Companheiras, Personagens Sintéticas, Personalidade, Videojogos, en=Companion Characters, Synthetic Characters, Personality, Digital Games}

Novembro 3, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar