Dissertação

{en_GB=Gamification of Software Development to Raise Compliance with Scrum} {} EVALUATED

{pt=Apesar de as metodologias Agile serem frequentemente adoptadas por profissionais, existem ainda dificuldades no que toca a cumprir objectivos, metas temporais, e de custos (por exemplo, tarefas não resolvidas ou prazos falhados). A resistência à adopção de práticas agile (estimar tarefas, planear sprints, ou escrever documentação) tem sido apontada diversas vezes em investigações anteriores. Estes desafios que as organizações tentam resolver são explicados, em parte, pela falta de motivação dos profissionais para adoptar essas práticas. Para combater este problema, vários investigadores usaram uma técnica chamada "gamificação" ou seja, o uso de elementos, e mecânicas de jogo, em contextos da vida real para promover a adopção de certos comportamentos. A metodologia utilizada nesta investigação é o Design Science Research. Este documento representa uma iteração desta metodologia no qual o problema é validado com dados de um projecto real, e uma solução é apresentada. A solução para o problema deste estudo é uma aplicação de gamificação que tem como objectivo motivar a adopção das práticas de Scrum. Este objectivo é atingido com a utilização de feedback loops, e dinâmicas de jogo, que envolvem os profissionais no seu trabalho e aumentam o seu interesse, e motivação por aquilo que fazem. Por fim, foram extraídos resultados de um projecto real de forma a perceber quais os problemas mais relevantes que a solução deveria atacar. Como trabalho futuro desta investigação, deverá ser feito um estudo com várias equipas de Scrum para perceber melhor como adaptar a nossa solução às motivações, e necessidades dos profissionais., en=Even though agile methodologies have been widely adopted by practitioners, they still struggle to meet their goals in the scope of time, and budget (e.g. unresolved tasks, and failed deadlines). Resistance to follow agile practices such as estimating tasks, planning sprints, or write documentation has been pointed as problems in previous research. These challenges that organisations have been trying to solve can be explained, in part, by the lack of motivation from practitioners to adopt the necessary agile practices. To tackle this problem, several researchers have used a technique called gamification i.e., the use of game elements, and mechanics, in non-game contexts to promote the adoption of certain behaviours. The research methodology used throughout this study is the Design Science Research Methodology (DSRM). This artefact represents an iteration in which the problem is validated with data from a real-world project, and a prototype is developed. The solution presented in this artefact is focused on Scrum methodology, and materialised as a gamification app, with the goal of motivating practitioners to adopt Scrum practices. These are achieved by engaging them with feedback loops and game components, increasing their interest, and satisfaction at work. Finally, results from a real project were retrieved to allow the solution to tackle the most relevant problems. Future work should include a study with multiple Scrum teams to better understand how to tailor the solution to different personal and motivational needs.}
{pt=gamificação, desenvolvimento de software, agile, scrum, motivação, en=gamification, software development, agile, scrum, motivation}

Novembro 10, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado