Dissertação

{en_GB=Towards a Cooperative Agent for Human-Agent Interaction for Geometry Friends} {} EVALUATED

{pt=A Inteligência Artificial (IA) cooperativa em interacções Humano-Agente é um tema complexo mas interessante, que ainda não atingiu um nível que se possa considerar satisfatório. Neste documento, é apresentado o método de como foi atingido o nosso objetivo de criar jogadores artificiais capazes de resolver níveis do Geometry Friends, de forma eficaz. Partindo de uma abordagem anterior que usa o algoritmo Rapidly-Exploring Random Trees (RRT), os nossos agentes foram desenvolvidos através da adição de novas estratégias ao algoritmo, de replaneamento, e de um novo controlador. Quando os nossos agentes provaram ser capazes de resolver os níveis single-player, foi dado um passo em direção à cooperação com jogadores humanos. A nossa solução final é então um par de agentes que não só conseguem resolver a maioria dos desafios apresentados pelos níveis single-player, como também são capazes de jogar com jogadores humanos em níveis simples de cooperação. Depois de uma sessão de testes com utilizadores, a maior parte dos jogadores humanos afirmaram ter tido uma experiência positiva e que os nossos agentes apresentaram capacidades de cooperação e adaptação., en=Cooperative Artificial Intelligence (AI) in Human-Agent interaction is a complex but interesting subject that has not yet reached the necessary behavior to be considered satisfactory. In this document, we present how we achieved our goal of creating an artificial players capable of effectively solving Geometry Friends levels, using a promising previous approach, that uses the Rapidly-Exploring Random Trees (RRT). Starting on this solution, we developed our agents by adding new strategies to the algorithm, replanning, and a new controller. When our agents proved capable of solving single-player levels a step was taken towards an initial approach for cooperation with human players. Our final solution is a pair of agents that can not only solve most of the presented challenges of single-player levels, with some current limitations, but also play with human players in simple cooperation levels. After a user testing session, the most human players affirmed the experience was positive and that our agents presented capabilities of cooperation and adaptation.}
{pt=Agente Artificial, Rapidly-Exploring Random Trees, Replaneamento, Cooperação Agente-Humano, Geometry Friends, en=Artificial Agent, Rapidly-Exploring Random Trees, Replanning, Human-Agent cooperation, Geometry Friends}

novembro 3, 2017, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar