Dissertação

{en_GB=NAPP: Connecting mentors and students at Técnico Lisboa} {} EVALUATED

{pt=Em 2010, o programa de mentorado do Técnico Lisboa (campus Alameda, 1996) foi importado para o campus do Taguspark, onde sofreu algumas adaptações. Este programa revelou-se, ao longo destes 7 anos, um sucesso junto da comunidade académica com especial ênfase para os alunos de 1º ano. Apesar dos resultados muito positivos, o programa ainda está longe de ter atingido o seu máximo potencial. Faz-se sentir a necessidade de uma nova abordagem com uma vertente mais tecnológica – diretamente relacionada com a comunicação entre: alunos de 1º ano – mentorados, alunos de outros anos – mentores, e entre estes e o responsável do Núcleo de Apoio ao Estudante. Concretamente, sentimos a necessidade de desenvolver uma aplicação móvel que irá permitir otimizar a comunicação entre as partes envolvidas no processo, tendo sempre como objetivo final uma maior eficácia na prevenção ao insucesso escolar realizada pelo programa de mentorado. Esta solução é composta por dois componentes, uma aplicação móvel híbrida e uma aplicação web que será utilizada pelo coordenador do programa. Estas componentes foram desenvolvidas utilizando tecnologias como a Ionic Framework suportada por AngularJS, e as base de dados NoSQL CouchDB e PouchDB. O teste de usabilidade que foi feito à componente da aplicação móvel revelou que o software desenvolvido é simples e intuitivo, e este tem uma pontuação SUS de 89.42 (numa escala de 0 a 100) o que indica um alto nível de experiência de utilização., en=In the past seven years, a successful first-year mentoring programme at Técnico Lisboa's Taguspark campus promoted by Núcleo de Apoio ao Estudante - Taguspark (NAPE-TP) was brought into play. Nevertheless, the relationship between mentors (mostly second-year students) and mentees (first-year students) tends to weaken after the first academic weeks of the semester due to poorly defined communication channels. This problem can be addressed with the creation of a consistent and unique communication channel between all the parties involved in this programme. This work presents NAPP, a novel mentoring software solution for first-year mentorship programmes, that enhances the communication between mentors and mentees while providing study guidance tools for mentees. NAPP is composed of two key components, a cross-platform mobile application and a web application that is used as a high level performance analysis tool by the programme's coordinator. These components were developed using state of the art technologies like the Ionic Framework using AngularJS, and the NoSQL databases CouchDB and PouchDB. The undergone usability test to the mobile application component revealed that the developed software was simple and intuitive to use with a SUS score of 89.42 (in a scale of 0 to 100), which demonstrates a high level of user experience.}
{pt=Programa de Mentorando, Sistemas de Suporte aos Alunos, Aplicação Móvel, Base de Dados NoSQL, en=Mentoring Program, Student Support Systems, Mobile Application, NoSQL Databases}

Novembro 7, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Baptista Moura Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar