Dissertação

{en_GB=dDocs/Dashboards: Data Analytics for a Citizen-Centric Platform} {} EVALUATED

{pt=Com o acesso exponencial às tecnologias de comunicação e informação, o interesse em investir em aplicações mantém-se elevado em diferentes áreas. O governo é uma dessas áreas interessadas e com base nisso criou-se um conceito bem conhecido, denominado, e-Government. Essa evolução diminuiu a burocracia, a corrupção e os custos, enquanto que aumentou a satisfação entre os cidadãos, uma vez que não necessitam de se deslocar fisicamente e o final do processo pode vir a ser mais rápido de se obter do que o modo tradicional. dDocs é uma plataforma criada com base no e-Government e, também, na Gestão de Registos, pois os documentos passam a ser digitais e não de papéis. Tendo como três tipos de utilizadores: cidadãos, curadores e o administrador do dDocs, esta plataforma fornece a comunicação entre os cidadãos e os curadores sem conter no sistema os dados críticos. Estas comunicações e, ainda, a gestão de documentos/templates resultam em eventos, que podem ser transformados em algo poderoso, tendo sido tomada a decisão de criar um sistema que fornece para cada tipo de utilizador uma dashboard para monitorização das respectivas actividades, denominado dDocs/Dashboards. Nesta dissertação, as dashboards foram desenhadas e implementadas depois de compreender os conceitos que estão por trás, analisar as ferramentas existentes no mercado que poderiam ser utilizadas neste trabalho, compreender quais são as melhores práticas de desenho para alcançar uma boa dashboard e reunir os requisitos. Ainda, descreve o processo de avaliação para medir a qualidade do sistema dDocs/Dashboards., en=With the exponential access over the information and communication technology, and the interesting in investing in applications still being higher in different areas, the Government is one of these interested areas, which results in the creation of a well-known concept: e-Government. This evolution decreases the bureaucracy, corruption and costs, while, increasing the citizens’ satisfaction since they do not need to go the physical locations and the end-process can be faster than the traditional way. dDocs is a platform that was created having as a base the e-Government and, also, Record Management since documents needed to be changed from paper to digital. Having three user roles: citizens, curators and dDocs administrator, this platform provides the communication between citizens and curators without having the critical data. These communications and, even, the user’s management, results in events that could be transformed into something powerful, that is why it was decided to create a system to provide for each user role a dashboard to monitoring their activity, that is called dDocs/Dashboards. In this dissertation, the dashboards were designed and developed after understanding the concepts behind it, analyzing the tools in the market that could be used during this work, understanding the best practices to reach a well-designed dashboard and collect the requirements. Also, it describes the process of evaluation to measure dDocs/Dashboard’s quality.}
{pt=dDocs, dashboards, análise de dados, visualizações., en=dDocs, dashboards, data analysis, visualizations.}

novembro 9, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alberto Manuel Rodrigues da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado