Dissertação

{en_GB=ConnectoMotion - Connectomic Graph Navigation and Exploration} {} EVALUATED

{pt=Este documento aborda vários tópicos relativos à representação, interpretação e navegação de grafos em ambiente 2D e 3D. O objetivo principal deste trabalho é estudar e explorar esses tópicos, a fim de criar um sistema que permita aos utilizadores explorar e reunir informações sobre o conectoma do cérebro humano, num ambiente tridimensional, através do uso de movimentos e gestos das mãos no ar. Para a realização deste processo de exploração e navegação, alguns sistemas e métodos são analisados de forma a discutir a melhor abordagem a utilizar no desenvolvimento do sistema. A solução recorreu ao dispositivo Leap Motion para captação dos gestos das mãos do utilizador. Com a elaboração de um conjunto de operações com gestos associados, foi possível navegar e interagir com o grafo de maneira a conseguir visualizar informação relevante. Os gestos estabelecidos foram derivados de outros estudos e aplicações e, para escolher o mais apropriado para a interação, foi realizado um questionário com os utilizadores. Para validar a interação com esta interface, foram realizados testes com utilizadores. Durante os testes o dispositivo provou ser fácil e intuitivo para interagir com a maioria dos utilizadores, este facto foi notado quando alguns utilizadores executaram as tarefas de forma rápida e com poucos erros, uma vez que os utilizadores não apresentavam experiência prévia com Leap Motion, alcançando assim os objetivos pretendidos com o estudo., en=This document covers several points about the representation, interpretation, and navigation of node graphs in 2D and 3D environment. The main goal of this work is to study and explore these points in order to create a system that enables users to explore and gather information about the human brain connectome in a tridimensional environment through the use of hand movements and gestures in midair. To accomplish this, some systems and methods are analyzed in order to discuss the best approach to use in the developing of the system. The solution resorted to Leap Motion in order to capture the hand gestures of the user. With the elaboration of a set of operations with associated gestures, it was possible to navigate and interact with the graph in order to retrieve relevant information. The set gestures were derived from other studies and applications and in order to choose the most appropriated for the interaction, it was made a survey with users. To validate the interaction with this interface user tests were performed. During the tests the device proved to be easy and intuitive to interact with the majority of users, this fact was noticed that some users were able to perform tasks with the device quickly and with few errors, since they had no prior training with Leap Motion, thus achieving the desired goals of the study.}
{pt=Connectoma cérebro humano, Gestos em pleno ar, Gestos com mãos, Leap Motion, Visualização de grafos, Navegação em grafos, en=Human Brain Connectome, Midair gestures, Hand gestures, Leap Motion, Graph visualization, Graph navigation}

Novembro 9, 2017, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Sandra Pereira Gama

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Prof Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Hugo Alexandre Ferreira

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar