Dissertação

{en_GB=Expectancy and Emotions in Synthetic Characters } {} EVALUATED

{pt=Interacções credíveis entre personagens sintéticas são um importante factor para o sucesso de um jogo que se baseia na criação de ligações emocionais entre o jogador e personagens do jogo. Tão importante como as personagens serem credíveis por si só, é que as interacções com e entre estas sejam também credíveis. Apesar da investigação sobre personagens sintéticas ter resultado na criação de modelos que melhoram a credibilidade das personagens, as interacções não são normalmente o foco desses trabalhos, sendo uma das razões pelo que os modelos mais actuais do mundo académico ainda não sejam usados em produtos comerciais. Nesta tese, ligámos computação afectiva aos princípios de animação tradicional e criámos um modelo para interacção de personagens baseado em antecipação e emoções, o que permite de uma forma precisa a comunicação afectiva de comportamentos baseados em intenções. Apresentamos também um estudo com 52 participantes, que suporta que a nossa proposta aumenta a credibilidade de um cenário, quando comparado com as propostas mais tradicionais., en=Believable interactions between synthetic characters are an important factor defining the success of a game relying on the player being able to create emotional bonds with the game characters. As important as the character being themselves believable is that the interaction with or between such characters is believable. Although research in synthetic characters has developed several models to improve character believability, interactions are generally not the focus of such works. This may be one of the reasons why state of the art models from Academia are still not being used in commercial products. In this thesis, we bridged affective computing and traditional animation principles and create a model for character interaction based on anticipation and emotion that allows for precise affective communication of intention-based behaviors. We also present a study with 52 subjects supporting that our proposal is able to increase scene believability when compared to traditional approaches.}
{pt=Credibilidade, Videojogos, emoções, anticipação, interacção de agentes, en=Believability, video games, emotions, anticipation, agent interaction}

Novembro 11, 2016, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar