Dissertação

{en_GB=Using Gamification to Increase Scrum Adoption} {} EVALUATED

{pt=A resistência dos programadores para seguirem os processos de trabalho da sua empresa, tal como o Scrum, é um grande desafio para as empresas de IT. Esta resistência pode levar a diversos problemas, como as falhas no cumprimento dos prazo e projetos que não vão de encontro às necessidades dos clientes ou com dificuldades de se adaptarem a novos requisitos, o que leva a uma possível perda de clientes e aumento dos custos para a empresa. O Scrum permite resolver os problemas acima referidos, e por isso é fundamental que este seja adotado pelos programadores. Neste documento, propõe-se e testa-se uma solução gamificada, que pretende mudar o comportamento dos programadores, reduzindo a sua resistência à mudança. Uma análise de literatura é feita de modo a validar o problema. E de seguida é apresentada uma solução que pretende motivar os programadores a utilizarem o Scrum do Jira, através da utilização de mecanismos de feedback, recompensas, short-term wins, e, diversão. Design Science Research é a metodologia usada para guiar este trabalho e para estruturar este documento. Foi efetuada uma simulação numa empresa de IT que usa o Jira como interface para o Scrum, e de seguida foi feita uma demonstração num ambiente académico, com estudantes de informática que estavam a utilizar o Jira para gerir a sua dissertação com Scrum. Por fim, a avaliação foi feita usando a Strategic DSR Evaluation Framework, e recorrendo a uma análise da simulação efetuada e dos dados recolhidos na demonstração. , en=Programmers’ resistance to follow work processes, including Scrum is a huge challenge for IT companies. This can lead to failure to meet deadlines, projects that do not meet customer needs, projects with difficulties to adapt to change due to new requirements, increasing costs for projects, and, some loss of customers. Using Scrum can be helpful because it promotes teamwork, uses incremental design, reduces costs, and makes it easier to meet customer needs due to the small increments. In this document, a gamified solution is proposed and tested, in order to change programmers’ behavior. A comprehensive search of available literature was performed and analyzed to validate the problem. The proposed solution aims to provide programmers some sense of progression, feedback, rewards, short-term wins, and, fun, if they use Scrum (by using Jira). Design Science Research Methodology was used as a guide for this work and to write this document. The simulation used to test our solution was performed in an IT company, that uses Jira as a tool for Scrum, and the demonstration was performed in an academic environment with IT Master Students who are using Jira and managing their thesis with Scrum. The evaluation was performed using Strategic DSR Evaluation Framework by Pries-Heje et al. and by analyzing if the proposed solution achieved the proposed goals, based on the simulation and the data gathered from the demonstration. }
{pt=Scrum, programadores, resistência, gamificação, mudança de comportamento, design science research, en=Scrum, programmers, resistance, gamification, behavior change, design science research}

novembro 10, 2016, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado