Dissertação

{pt_PT=Towards the Study of Human Emotions Through Social Media Contents} {} EVALUATED

{pt=As emoções estão presentes no dia-a-dia dos seres humanos e são consequentemente reflectidas na forma como os humanos comunicam e interagem entre si. Gestos, prosódia e as palavras que escolhemos num dado contexto são também bons reflectores do estado emocional que um dado produtor de conteúdos decide imprimir numa mensagem. Por outro lado, as redes sociais têm surgido como um espaço etéreo onde um número incontável de pessoas interagem e produzem uma imensidão de conteúdos a cada minuto. Estes conteúdos, sendo baratos e fáceis de obter, podem sustentar uma base de investigação relativa ao comportamento humano, e no caso deste trabalho, o comportamento humano no que concerne o uso de emoções. Posto isto, este trabalho ambiciona estudar as emoções humanas fazendo uso de conteúdos provenientes das redes sociais. Tendo este objectivo em mente, esta dissertação propõe-se primeiramente a construir um método que infira a semântica emocional de conteúdos textuais (i.e., palavras e textos curtos), em termos das pontuações relativas a valência, excitação e dominância. Posteriormente, fazendo uso do método acima referido e em conteúdos provenientes do Twitter, são propostas duas aplicações: a primeira tenta aferir níveis de bem-estar para populações dos estados continentais dos EUA (excluindo o Alasca), enquanto que a segunda aplicação se propõe a estudar a relação existente entre o conteúdo emocional de uma dada mensagem do Twitter com a forma como essa mesma mensagem se difunde na referida rede social., en=Emotions are present in the everyday life of human-beings, and are therefore reflected in the way humans communicate and interact with each other. Gestures, prosody, and the words we choose among a given context, are also good reflectors of the emotional state a given producer of content wishes to impress on a message. In addition to this, social media networks have been arising as an ethereal space where countless people interact with each other and produce a hugeness of contents every minute. These contents, as cheap and easy to obtain, sustain a good base of research to study human behaviour, and in the case of this work, the human behaviour regarding emotions. Hereupon, this work aims at studying human emotions leveraging on social media contents. Having this goal in mind, this dissertation proposes on building a method for inferring the emotional semantics, in terms of scores of valence, arousal, and dominance for textual contents (i.e., words and short texts). Later on, leveraging on the aforementioned method and social media contents from Twitter, are proposed two applications: the first one tries to assess well-being levels for populations across continental USA (excluding Alaska), and the second one aims at studying the relationship between the emotional content of a given message in Twitter and how this message spreads in the referred social network, e.g., trying to see whether markedly negative messages reach a larger number of users than neutral messages.}
{pt=Processamento de Língua Natural, Análise de Sentimento, Difusão de Informação, Redes Sociais, en=Natural Language Processing, Sentiment Analysis, Information Diffusion, Social Media}

novembro 2, 2015, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Bruno Emanuel Da Graça Martins

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar