Dissertação

{en_GB=Learning Your Moves: A Gait Motion Virtual Reality Educational Tool for Physiotherapy Students} {} EVALUATED

{pt=Os alunos de fisioterapia precisam de observar repetidamente os movimentos de marcha dos pacientes para aprenderem a analisar e a definir o plano de reabilitação mais adequado a cada caso. Os métodos tradicionais de ensino utilizam apenas plataformas 2D, tais como vídeos e livros didáticos. No entanto, os vídeos 2D apresentam várias limitações, tais como a própria natureza 2D, elementos de distração e a necessidade de consentimento dos pacientes. Dada a natureza 3D do movimento da marcha humana, esta dissertação foca-se na compreensão dos benefícios da RV imersiva, como forma dos alunos de fisioterapia aprendem a analisar estes movimentos, por comparação com o movimento de marcha considerado normal. Para responder aos objetivos desta dissertação, é proposta uma abordagem que permite ao aluno visualizar o movimento da marcha num espaço imersivo de RV, aprender a diagnosticar diferentes movimentos da marcha e a forma como estes movimentos são afetados de modo diferente por várias doenças neurológicas. Neste contexto é criada uma ferramenta em RV em consonância com estes objetivos. A avaliação é realizada através de um estudo mixed-design com utilizadores, para as duas versões da ferramenta. Essas duas versões consistem numa ferramenta de realidade virtual e essa mesma ferramenta num interface para utilização em ecrã 2D (WIMP). Os resultados da avaliação revelam que a versão VR é a preferida pelos participantes. A avaliação também mostra os benefícios que ambas as versões trazem em termos de visualização e aprendizagem para os estudantes., en=Physiotherapy students need to repeatedly observe patients’ gait motions in order to learn how to make an analysis of impairments and formulate the most suitable rehabilitation plan. Traditional teaching methods are limited to 2D content, such as the use of videos and textbooks. The 2D videos have several limitations. For example, the 2D nature itself, distracting elements on the videos, and the need for patients’ consent. Given the 3D nature of the human gait motion, this dissertation focuses on understanding the benefits of immersive Virtual Reality (VR) as a way of physiotherapy students to learn how to analyse gait motions. The base for any gait motion analysis is to compare said gait motion with what is considered to be a normal gait motion. To answer the objectives of this dissertation, an approach is proposed that allows students to visualize gait motion in a VR immersive space, learn how to diagnose different gait motions and how they are affected differently by several neurological diseases. A VR tool is created to demonstrate this approach. The evaluation is made by a mixed-design user study on the two versions of the tool. These two versions are a VR tool and the same tool in a window, icon, menu, pointing device (WIMP) interface. Results of the evaluation reveal that VR version is, among the participants, the preferred version between the two. The evaluation also shows the benefits both versions brought in terms of visualization and learning.}
{pt=Realidade Virtual, Educação em Fisioterapia, Movimento de Marcha., en=Virtual Reality, Physiotherapy Education, Gait Motion.}

outubro 8, 2020, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Simões Lopes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar