Dissertação

{en_GB=Enhancing learning in Primary Education with an Interactive Aquarium} {} EVALUATED

{pt=Arte digital é uma prática em constante evolução, cujos últimos desenvolvimentos abriram a porta para novas formas de expressar ideias, como instalações de arte em realidade virtual e arte gerada por computadores. A arte encontra-se agora o mais interativa e acessível de sempre, graças à internet e recentes avanços tecnológicos. Contudo, apesar do seu vasto potencial, as suas contribuições na área da educação não têm sido suficientes. As artes têm sido uma parte essencial da educação primária e secundária de alunos há anos, pois são capazes de desenvolver várias capacidades, promover criatividade e serem integradas com outras disciplinas. Hoje em dia, com um número tão elevado de computadores, tablets e ligações à internet em escolas, deveria haver mais incentivo para inovar a educação com o uso de ferramentas de arte digital. O objetivo deste projeto é demonstrar os benefícios da implementação de arte digital na sala de aula, criando uma instalação de arte interativa que serve como recurso educativo. A solução proposta é um aquário online que corre num site, onde os estudantes podem submeter os seus desenhos de peixes. Aos desenhos também são dados determinados comportamentos sociais e de alimentação. Assim que submetidos, os desenhos habitam o aquário e tornam-se animados, interagindo com o ambiente à sua volta e outros desenhos de acordo com os comportamentos escolhidos. O resultado é uma experiência artística em que os alunos podem participar ativamente e ao mesmo tempo aprender., en=Digital art is an ever-evolving practice, and its latest developments have opened the door for new and alternative ways of expressing ideas, such as virtual reality art installations and computer-generated art. Art is now more interactive and accessible than ever, thanks to the internet and recent technological breakthroughs. Despite its vast potential, however, digital art's contributions to the field of education haven't been enough. Arts have been a vital part of primary and secondary education for years, as they can enhance multiple skills, promote creativity and be integrated with other subjects. Nowadays, with such a high number of computers, tablets and internet accesses at schools, there should be more of an incentive to innovate education with the use of digital art tools. The goal of this project is to showcase the benefits of implementing digital art in the classroom, by creating an interactive art installation that serves as an educational resource. The proposed solution is an online aquarium that runs on a website, to which students can submit their drawings of fish. These drawings can be given certain feeding and social behaviours. Once submitted, the drawings inhabit the aquarium and become animated, interacting with their environment and other submitted sketches according to those behaviours. The result is an artistic experience that students can actively participate in and learn from.}
{pt=Arte Digital, Arte Interativa, Segmentação de Imagem, Inteligência Artificial, Ensino, en=Digital Art, Interactive Art, Image Segmentation, Artificial Intelligence, Education}

Outubro 6, 2020, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Fernando Cabido Peres Lopes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado