Dissertação

{en_GB=Tutor for learning based on multiple choice questions} {} EVALUATED

{pt=A educação está em constante evolução. O conteúdo lecionado tem mudado ao longo dos anos, assim como as técnicas e ferramentas para disponibilizá-lo. O Quizzes Tutor é uma solução web para ajudar os professores e os alunos por meio de questões de múltipla escolha. Para apoiar os professores no desafio de ensinar programação, a plataforma Quizzes Tutor foi estendida para abranger questões de programação, adicionando-se às existentes de múltipla escolha. Esta tese começa por analisar e perceber soluções existentes que utilizam perguntas de código bem como a sua avaliação automática, tendo uma especial atenção naquelas que o fazem num cenário semelhante a quiz. Com isto em mente, analisa a plataforma existente para resolver dois problemas principais: reestruturações de código para permitir vários tipos de perguntas e adição de novas perguntas de código. Este artigo descreve os passos dados e o processo de pensamento envolvido na construção desta extensão. Também apresenta uma análise de desempenho da nova solução, comparando-a com a anterior, finalizando com uma avaliação do esforço de adicionar um novo tipo de questão à nova solução. A tese desenvolvida permitiu uma melhor estrutura de código com elasticidade em mente, tornando mais fácil para os futuros profissionais que trabalharem em melhorar esta solução ou adicionar novas questões para cobrir novos casos de uso., en=Education is in constant evolution. Lectured content has been changing throughout the years as well as the techniques and tools to deliver them. Quizzes Tutor is a solution to serve both the teachers and the students using multiple-choice questions. To support teachers with the challenge that is teaching programming Quizzes Tutor platform was extended to encompass code type questions, adding to the existing multiple-choice ones. This thesis starts by analysing and understanding other solutions that perform programming code question and answer analysis, especially those that do it in a quiz-like scenario. With that in mind, looks into the existing platform to solve the two major problems: code restructures to allow multiple question types and adding the new code question. This paper describes the steps taken, and the thought process involved in the construction of this extension. It also presents a performance analysis of the new solution, comparing it with the previous one, finalising with an evaluation of the effort of adding a novel question type to the new solution. The thesis developed allowed for a better code structure with elasticity in mind making it easier for future developers to improve upon this solution or add new code questions for new use cases.}
{pt=Programação; Aprendizagem; Ensino; Quizzes, en=Programming; Learning; Teaching; Quizzes}

Janeiro 19, 2021, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

António Manuel Ferreira Rito da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado