Dissertação

{pt_PT=A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DO CANDIDATO NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO} {} EVALUATED

{pt=Na indústria das TIC, a procura por candidatos especializados é elevada e conduz a uma forte concorrência entre empresas. Nesta nova “guerra” de recrutamento é essencial avaliar a importância do feedback na atração/retenção do candidato no processo de recrutamento e seleção e como a ausência desse feedback afeta o Employer Branding, pois o feedback assume um papel preponderante na formalização da opinião do candidato, gerador de atitudes, confiança e compromisso nas pessoas e assume importância na estratégia da organização por transmitir valores fundamentais da organização à pessoa. A investigação foca-se num contexto organizacional, sendo utilizada na metodologia uma abordagem quantitativa e qualitativa com o auxílio de dois questionários online elaborados na plataforma online Google Forms e analisados através do programa de software estatístico SPSS e do programa de folhas de cálculo Excel. À luz do conjunto de teorias e de autores que compõem a revisão de literatura que referem a importância do feedback e o impacto que pode ter, e após análise dos dados recolhidos dos dois questionários, o estudo comprova que o feedback é importante na atração/retenção do candidato no processo de R&S e que a ausência desse feedback afeta negativamente o Employer Branding. Possuir uma cultura de feedback assume um papel preponderante no auxílio à competitividade do recrutamento e seleção que, corretamente usado, influencia positivamente o Employer Branding., en=In the IT industry, there is a big need for specialized candidates, which leads to a strong competition between companies. In this new recruitment “war” it is vital to assess the importance of feedback during the recruitment process in attracting/retaining a candidate and how the lack of feedback affects Employer Branding, since feedback plays a major role in influencing the candidate’s opinion. Feedback generates attitudes, confidence and commitment in people; and is very important for the company’s strategy since it passes on fundamental values from the organization to the person. The investigation focuses on an organisational context, using both a quantitative and a qualitative approach by means of two online surveys based on the Google Forms online platform and with the data analysis conducted with the statistical software SPSS and Excel spreadsheet software. Under the scope of the theories of the authors included in the literature review, and who mention the importance of feedback and the impact it may have, and from the analysis of the data obtained with the two surveys, this study shows that feedback is important in attracting/retaining a candidate in the recruitment process and that the lack of feedback negatively affects Employer Branding. Having a feedback culture plays a very important role in ensuring the competitiveness of recruitment. When correctly used, it affects Employer Branding in a positive way.}
{pt=Recrutamento, Feedback, Employer Branding, Atração e Retenção, en=Recruitment, Feedback, Employer Branding, Attracting and Retaining}

Dezembro 17, 2019, 17:0

Orientação

ORIENTADOR

José Henrique Pereira São Mamede

Universidade Aberta

Professor Auxiliar