Dissertação

{pt_PT=Avaliação Por Pares em Disciplinas de Mestrado – Um Estudo de Caso} {} EVALUATED

{pt=A dissertação apresentada, elaborada no âmbito do curso de Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais, lecionado pelo Instituto Superior Técnico (IST) e Universidade Aberta (UA) tem como objetivo apresentar o estudo relativamente à real perceção das implicações das práticas da revisão por pares no desenvolvimento da aprendizagem, com ênfase ao nível da compreensão da perceção dos alunos antes e após a sua realização. A revisão por pares é claramente uma mais-valia para a educação, mas a prática tem sido restrita no ensino superior, sendo que a existência de investigação nesta área é limitada. Neste estudo foram aprofundadas as perceções dos estudantes universitários antes e depois de efetuarem a revisão por pares em três disciplinas do ensino superior lecionadas no IST (AOSI e SISE do MISE e OGFI do MEIC). Antes da participação da revisão por pares, os alunos tinham boas expectativas relativamente ao processo. Os alunos relataram níveis de uma boa satisfação e perceção relativas à revisão por pares e a perceção favorável na melhoria da sua aprendizagem e do sentido crítico e pedagógico. Após a prática, foi constatada que a perceção favorável se manteve. Ainda, com base nos dados recolhidos da pesquisa e na perceção dos alunos são também apresentados os benefícios e desvantagens da prática da revisão por pares. , en=The presented thesis, elaborated in the Information Systems and Business Systems Masters, taught by Instituto Superior Técnico (IST) and Open University (UA), aims to present the study regarding the real perception of the implications of peer review practices in the learning development, with emphasis on the level of understanding of students' perception before and after peer review realization. Peer review is clearly an asset for education, but practice has been restricted in higher education, and research in this area is limited. This study deepened the perceptions of college students before and after performing peer review on three higher education subjects taught at IST (AOSI and SISE from MISE and OGFI from MEIC). Prior to participating in the peer review, students had good expectations of the process. Students reported levels of good satisfaction and perception related to peer review and favourable perception in improving their learning and critical and pedagogical sense. After the practice, it was found that the favourable perception remained. In addition, based on the data collected from the research and the students' perception, the benefits and disadvantages of peer review practice are also presented. }
{pt=Revisão por pares, revisão por pares no ensino superior, en=Peer assessment, peer review, peer assessment on higher education, peer assessment among students}

dezembro 9, 2019, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado