Dissertação

{pt_PT=Visualização de Padrões Educacionais no Ensino a Distância} {} EVALUATED

{pt=Atualmente estamos rodeados por muitos dados, logo existe a necessidade de os compreender de uma melhor forma, como tal podemos então recorrer à InfoVis. Um desses casos é a educação à distância onde podemos usar a InfoVis para auxiliar a compreensão de diferentes aspectos sociais, cognitivos e comportamentais dos estudantes que frequentam estes cursos. Nesse sentido, surgiram diferentes trabalhos onde se utilizam estruturas visuais como gráficos de dispersão, gráficos de barras, grafos, espirais e diagramas de Venn, de entre outros, para representar dados armazenados em ambientes de ensino à distância [Silva 2006]. A título de exemplificação, o sistema EduVis, com as ferramentas em multicamadas ou multi-matricial [Jordão Vilma, 2014] usam os mapas de cores e os conetores visuais para comparar e filtrar a InfoVis obtida nos cursos presenciais, como, o sucesso e o insucesso por disciplinas e por semestre, as classificações finais de curso e até mesmo o desempenho do aluno na resolução de problemas. No presente trabalho vamos estudar de que forma a InfoVis pode ser usada para visualizar os dados referentes ao percurso académico dos alunos no contexto do ensino à distância. A utilização dessas técnicas e/ou métodos tem como objetivo mostrar que este projeto seja mais eficaz e se torne possível a análise e consequente avaliação de padrões educacionais. Portanto, através da extração de dados foram desenhados diversos protótipos em papel, por forma a poder se definir visualizações finais, assim como o esquema da ferramenta a implementar. Para testar-se a ferramenta, realizaram-se testes, avaliaram a sua usabilidade. , en=Currently we are surrounded by a lot of data, so there is a need to understand it better, so we can use Information Visualization. One such case is distance education where we can use Information Visualization to help understand the different social, cognitive and social aspects of the students attending these courses. In this sense, different works emerged using visual structures such as scatter plots, bar charts, graphs, spirals and Venn diagrams, among others, to represent data stored in distance learning environments [Silva 2006]. By way of example, the EduVis system with multi-layer or multi-matrix tools [Jordão Vilma, 2014] uses colour maps and visual connectors to compare and filter the visualization of information obtained in face-to-face courses, such as success. and subject and semester failure, final course grades, and even student performance in problem solving. In the present paper we will study how Information Visualization can be used to visualize students' academic background data in the context of distance learning. The use of these techniques and / or methods aims to show that this project is more effective and makes possible the analysis and consequent evaluation of educational standards. Therefore, through data extraction several prototypes were designed on paper, in order to define final visualizations, as well as the schema of the tool to implement. To test the tool, tests were performed with users who evaluated its usability. }
{pt=Visualização Informação, padrões educacionais, análise de dados, interação, en=Visualization Information, educational patterns, data analysis, interaction}

Dezembro 5, 2019, 15:0

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado