Dissertação

{en_GB=SmartMob-VR: Virtual Reality Platform for the development and validation of intelligent mobility systems} {} EVALUATED

{pt=O SmartMob é um projeto de um curso do campus Taguspark do IST. Este projeto permite que os alunos estudem a comunicação por rede com carros que podem ser controlados com scripts num Raspberry pi. Estes carros são físicos tendo baterias que são drenadas muito rapidamente. Os carros são usados com uma quantidade limitada de estradas físicas semelhantes a carpetes para modelar cidades. O SmartMobVR coloca este projeto em Realidade Virtual, motivando os alunos e mitigando alguns problemas. O SmartMobVR tem duas componentes principais: modelação e visualização. Modelação é o programa que permite aos alunos desenvolver uma cidade. Há uma grade bidimensional onde se podem colocar estradas, prédios, árvores, estátuas, semáforos e lâmpadas para modelar a cidade desejada e depois exportar para um arquivo XML. A visualização, depois, importa o arquivo XML e constrói a cidade implementada anteriormente em três dimensões que pode ser vista em Realidade Virtual. Os carros reais ainda podem comunicar-se entre si e, também, com a visualização para que o utilizador possa ver qual movimento que os carros estão a fazer. Os utilizadores podem navegar pela cidade e selecionar os carros que desejam. Tendo um mundo dinâmico e objetos dinâmicos, estudamos técnicas de seleção para ver qual funciona melhor para o nosso projeto., en=SmartMob is a project from a IST's Taguspark campus’s course. This project allows students to study network communication with cars that can be controlled with scripts on a Raspberry pi. These are physical cars with batteries that are drained very quickly. The cars are used with a limited amount of physical carpet-like roads to model cities. SmartMobVR puts this project in Virtual Reality, motivating students and mitigating some problems. SmartMob VR has two main components: modelling and visualisation. Modelling is the program that allows the students to develop a city. There is a two dimensional grid where they can place roads, buildings, trees, statues, traffic lights and lamps to model the desired city to then export into an XML file. The visualisation, then, imports the XML file and builds the previously implemented city in three dimensions that can be seen in Virtual Reality. The real cars can still communicate with each other and communicate with the visualisation so the user can see what movement the cars are doing. Users can navigate through the city and select the cars they want to. Having a dynamic world and dynamic objects we study selection techniques to see which one works best for our project.}
{pt=Realidade Virtual, SmartMob, Técnicas de seleção, Modelação, Dinâmico, en=Virtual Reality, SmartMob, Selection Techniques, Modelling, Dynamic}

dezembro 3, 2019, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alfredo Manuel dos Santos Ferreira Júnior

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado