Dissertação

{en_GB=Real-Time Global Illumination on Mobile Devices using Reflective Shadow Maps} {} EVALUATED

{pt=Os últimos anos têm-se pautado por uma ubiquidade dos dispositivos móveis na sociedade contemporânea. Esse facto tem motivado a investigação e desenvovimento de plataformas móveis mais potentes capazes de responder a desafios mais exigentes, com particular destaque para as aplicações gráficas lúdicas (videojogos), Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Este tipo de aplicações, devido à sua complexidade, exibem limitações computacionais que dificultam a obtenção de ritmo tempo-real na geração de imagens. Estas limitações são normalmente ultrapassadas com recurso a métodos offline capazes de proporcionar a tão almejada taxa de síntese de imagem. O porte das referidas aplicações para ambientes móveis coloca desafios adicionais resultantes da limitação de recursos computacionias destas plataformas quando comparadas com o hardware de um computador de mesa. Esta tese teve como objetivo fundamental o desenvolvimento de um algoritmo de Iluminação Global, em ambiente Android, baseada na técnica Reflective Shadow Maps de modo a obter um desempenho tempo-real. Verificou-se que a redução do número de acessos a memória e o ajuste fino de alguns dos parâmetros do algoritmo impactavam de um modo mais siginificativo o seu desempenho no telemóvel do que a redução do número de cálculos., en=Over the last few years, mobile devices have become increasingly prevalent in our lives. This led to an increase in their development and consequently, the power of mobile devices grew substantially. Graphical applications such as video games, virtual reality or augmented reality are among the most demanding. In this type of applications, global illumination is responsible for bringing important illumination contributions. Due to its complexity, it is computationally expensive to calculate in real time. For this reason, less expensive offline methods are used that impose slow iterations and workflows. However, there is little research done regarding these methods on mobile devices. This work focuses on a technique called Reflective Shadow Maps. To this end, an Android application was developed in order to study and analyze the performance of this algorithm. The results of this work show that this technique is capable of real-time performance on mobile devices. The performance of the algorithm depends mainly in minimizing the use of memory as well as the adjustment of the various algorithm parameters. It was also concluded that for this algorithm in particular, in the context of mobile devices, reducing memory usage prevails over reducing the total amount of calculations.}
{pt=Iluminação Global, OpenGL ES, Android, Reflective Shadow Maps, Computação Gráfica, Tempo real, en=Global Illumination, OpenGL ES, Android, Reflective Shadow Maps, Computer Graphics, Real-time}

Novembro 29, 2019, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Joao Pedro Anselmo da Rosa Jorge

Samsung Research UK

Investigador Principal