Dissertação

{en_GB=Co-Designing the Lighting of a Game Level} {} EVALUATED

{pt=A inspiração para esta dissertação vem da crença que os computadores podem ser usados para mais do que meras tarefas computacionais. Podem também ser usados para tarefas mais complexas como a criatividade. De forma a demonstrar este conceito, a nossa solução consiste na criação de uma aplicação focada no design de níveis para videojogos. Esta aplicação irá funcionar em paralelo com um editor de níveis. Através de algoritmos genéticos irá gerar sugestões de possíveis alterações do nível, em termos da sua disposição e iluminação. As sugestões irão ser representadas na interface da aplicação. Nesta interface o utilizador pode também personalizar os parâmetros dos algoritmos genéticos de forma a gerar sugestões mais do seu agrado., en=The inspiration for this work comes from the belief that computers can do more than perform computational tasks, but rather tackle a concept that most people think is impossible for a computer to achieve, due to being unique to the human being: Creativity. To demonstrate this, the proposed solution consists of a level design tool with co-creativity at its core, this is achieved by presenting the user with suggestions of possible modifications to their current level. There are two types of suggestions: level layout and lighting. Level layout consists on which tiles a player can walk through or not. And the latter, lighting is how each part of the level is illuminated to provide the player with the best experience possible. These suggestions are generated by genetic algorithms with parameters that can be adjusted through an user-intuitive interface, either it being more evolved towards level layout or the lighting setup. }
{pt=Desenho de níveis, co-creatividade computacional, geração procedimental de conteúdo, algoritmos genéticos, en=Level-design, computer co-creativity, procedural content generation, genetic algorithms}

Novembro 14, 2019, 13:0

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar