Dissertação

{en_GB=Learning on Navigation Information Presentation for Motorcycle Head-Up Displays} {} EVALUATED

{pt=Os motociclistas tem dificuldade em obter informação de navegação. Dispositivos acessórios montados no guiador obrigam o condutor a desviar a sua atenção da estrada e head-up displays para motociclos apenas têm vindo a aparecer mais recentemente, mas parece haver variadas forma de apresentar informação de navegação, tal como posição, quantidade, formatos e cor. Esta dissertação explora diferentes parâmetros em navegação turn-by-turn, tal como formatos de setas, cores e duas possibilidades de estabilização de informação que mudam a percepção do utilizador: fixo na viseira e fixo no mundo. Devido aos riscos e dificuldades presentes em testar uma interface de Realidade Aumentada para motociclos numa estrada, este trabalho usa Realidade Virtual para simular o mundo real em todas as fases de teste. A análise dos resultados mostra que há uma preferência por parte dos utilizadores pelos formatos mais completos em informação referente ao cruzamento a que se referem e pela cor verde, na versão da informação fixa no mundo. As opiniões ficaram igualmente divididas em relação à cor na versão fixa na viseira. A versão da informação fixa no mundo teve uma performance ligeiramente melhor, principalmente a nível do número de colisões com os arredores. Com base nestes dados, a versão da informação fixa no mundo aparenta ter potencial para ser mais segura e proporcionar uma melhor experiência de condução. Uma investigação mais aprofundada, em diferentes ambientes e contextos e a transição para o mundo real é necessária para verificar e generalizar estes resultados. , en=Motorcycle riders have difficulty getting navigation information. Head-down displays force them to look away from the road and head-up displays made for motorcycles and their riders are only just now surfacing, but there seems to be a lot of options on how to present navigation information, such as placement, quantity, formats and color. This dissertation investigates different layout parameters in turn-by-turn navigation, namely arrow formats with different context information quantity, colors and two different versions of information stabilization, that change how the user perceives it: helmet-stabilized and world-stabilized information. Because of all the risks and difficulties in testing an Augmented Reality interface for motorcycles in a road, this work uses Virtual Reality to simulate the real world for all testing phases. A total of 15 users tested each parameter, except for the stabilization evaluation, where two independent groups of users tested each possible stabilization version. Analysis of the results showed that users preferred formats more complete in information about the referent intersection and the color green for the world-stabilized presentation. The opinions were tied on the color for the helmet-stabilized presentation. The world-stabilized information presentation had slightly better performance outcomes, namely in the number of collisions with the surroundings. On this basis, the world-stabilized presentation shows the potential of being safer and providing a better driving experience for the user. Further research on different environments and transition into the real world need to be done to verify and generalize these results.}
{pt=motociclo, navegação, realidade virtual, head-up display, assistência à condução, en=motorcycle, navigation, virtual reality, head-up display, driving assistance}

Novembro 15, 2019, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado