Dissertação

{en_GB=GameCourseNext} {} EVALUATED

{pt=Gamificação é o uso de elementos dedesign de jogos em contextos fora de jogo. Nos últimos anos, esta técnica tem sido aplicada a educação como forma de aumentar motivação de alunos para realizarem o seu trabalho escolar. A disciplina Produção de Conteúdos Multimédia (PCM) no IST foi gamificada usando uma aplicação web consistida por partes conectadas entre si que formam um sistema não coeso com problemas de escalabilidade e usabilidade. Nós desenvolvemos uma nova solução de gamificação que é configurável, flexível e escalável, podendo ser aplicada a várias disciplinas para além de PCM. Além disso, nós implementámos novas funcionalidades para apoiarem utilizadores novatos permitindo-lhes interagirem diretamente com plataforma sem ser necessário terem um grande conhecimento da aplicação para produzir código como nas versões anteriores. Testes de benchmark, para medir a sua velocidade de carregamento mostraram resultados positivos para uma versão intermédia da plataforma. Também foram realizados testes de utilizadores que mostraram melhorias significativas em relação ao sistema antigo em termos de tempo para executar um conjunto de tarefas relevantes. Estes testes também mostraram resultados significativamente melhores nos questionários de escala de usabilidade do sistema e de carga de tarefa da NASA. Finalmente, um caso de estudo a comparar ambas as versões, mostrou que a nova solução é preferível à antiga no que toca a usabilidade e funcionalidades disponíveis., en=Gamification is the use of game design elements in non-game contexts. In recent years, this technique has been applied in education as a way to increase motivation for students to perform coursework. In particular, the Multimedia Content Production (MCP) course at IST was gamified using a web application that consists of loosely connected parts which form a non-cohesive system with scalability and usability issues. We developed a new gamification solution which is configurable, flexible and scalable, allowing it to be applied to courses other than MCP. Additionally, we implemented new features to support novice users by allowing them to directly interact with the platform without the need to have a deep knowledge of the application to produce code as in previous versions. Benchmark tests addressing loading speed showed positive results for an intermediate version of the platform. There were also user tests which showed significant improvements over the old system in terms of time to execute a set of relevant tasks. These tests also showed significantly better scores in the System Usability Scale and NASA Task Load Index questionnaires. Finally, a case study comparing both versions showed that the new solution is preferable to the old one in terms of usability and functionalities available.}
{pt=Gamificação, Motivação, Educação, Vista, Aplicação Web, en=Gamification, Motivation, Education, View, Web Application}

Novembro 28, 2019, 16:30

Orientação

ORIENTADOR

Joaquim Armando Pires Jorge

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado