Dissertação

{en_GB=Treme-Treme 2.0 - A serious game to teach children earthquake preparedness} {} EVALUATED

{pt=Os terramotos continuam a ser um dos desastres naturais que maior destruição criam. Mesmo com os avanços tecnológicos que têm sido feitos, é impossível prever quando ocorrerá o próximo terramoto ou qual a magnitude que terá, pelo que é fundamental que toda a gente esteja preparada na eventualidade de ocorrer um terramoto. Para tal, em 2014 um jogo sério foi desenvolvido para poder ensinar as pessoas, nomeadamente crianças do ensino primário, sobre quais os comportamentos que deveriam ser adoptados antes, durante e após a ocorrência de um sismo. Este jogo, o Treme-Treme, teve um enorme sucesso e 5 anos depois ainda continua a ser usado por professores de escolas primárias como um complemento ao ensino. Para além disso, foi igualmente adoptado por escolas de crianças com dificuldades educativas, tendo um impacto maior que o inicialmente pensado. Surgiu agora a oportunidade de continuar o desenvolvimento deste jogo, sendo que este trabalho retrata todo o processo inerente à realização da nova versão. Com o passar dos anos, o código do Treme-Treme tornou-se obsoleto, pelo que o jogo foi refeito e melhorado com sucesso, usando uma nova plataforma, Godot, o que permitiu repensar todo o design do jogo para proporcionar uma experiência melhor ao jogador. Os resultados obtidos com os testes efectuados comprovam que a nova versão do jogo desperta o interesse das crianças de uma forma mais eficaz que a anterior, fazendo-se sentir a melhoria no jogo ao transmitir ainda melhor os conhecimentos pedagógicos pretendidos e representando uma melhor ferramenta ao ensino., en=Earthquakes continue to be one of the most destructive natural disasters. Even with the technological advances that have been made, it is impossible to predict when the next earthquake will occur or what magnitude it will have, so it is critical that everyone is prepared for an earthquake. In 2014 a serious game was developed to teach people, particularly primary school children, which behaviours should be adopted before, during and after an earthquake. This game, Treme-Treme, had a huge success and 5 years later still continues to be used by elementary school teachers as a complement to teaching. In addition, it was also adopted by schools of children with educational difficulties, having a greater impact than initially thought. The opportunity has now arisen to continue the development of this game, and this work portrays the whole process inherent to the realisation of the new version. Over the years, Treme-Treme's code has become obsolete, so the game has been successfully rebuilt from scratch and improved, using a new platform, Godot. Game design was rethought and successfully implemented to provide an improved player experience. The results got with the tests show that Treme-Treme's new solution provides better engagement with children than the previous one, transmitting the intended pedagogical knowledge more effectively and representing a better tool for teachers.}
{pt=Jogo sério, Terramotos, Tsunamis, Preparação, Crianças, Godot Engine, en=Serious game, Earthquake, Tsunamis, Preparedness, Children, Godot Engine}

Junho 21, 2019, 13:0

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Mónica Maria Lopes de Sequeira Amaral Ferreira

Civil, Engenharia, Respostas e Inovação para a Sustentabilidade (CERIS)

Investigador