Dissertação

{en_GB=Manipulating 3D Objects in Mid-Air using Virtual Rails} {} EVALUATED

{pt=Em quase todos os ambientes imersivos virtuais, a manipulação de objetos é um aspeto chave. Contudo, é difícil colocar os objetos com precisão usando gestos no ar, que simulam as interações no mundo físico, sem comprometer o tempo de realização da tarefa, embora sejam uma abordagem direta e natural. Estudos anteriores concluíram que a separação dos graus-de-liberdade e as transformações escaladas conduziram a melhoramentos na colocação de objetos Mas estes benefícios na precisão aumentam o número de operações realizadas, o que tem um custo adicional no tempo de realização de tarefas complexas. Tendo em conta as pesquisas anteriores, nós acreditamos que transformações com recurso a eixos personalizados podem ajudar a diminuir o tempo de realização das tarefas. Neste trabalho, propusemos e implementámos uma abordagem, MAiOR, baseada em movimentos escalados sobre eixos personalizados, permitindo a separação dos graus-de-liberdade e manipulação directa. Para validar a nossa proposta, realizámos uma avaliação com utilizadores, comparando-a contra duas técnicas base, 6DOF e Widgets. Os nossos resultados sugeriram que a MAiOR garante melhor precisão na manipulação de objectos, mas para utilizadores inexperientes poderá adicionar alguma dificuldade quando as tarefas são complexas, ou seja, requerem translações e rotações., en=In almost every immersive virtual environment (IVE), object manipulation is a key feature. Nonetheless, it is hard to place an object with precision using mid-air gestures, that mimic interactions in the physical world, without compromising task completion time, although being a direct and natural approach. Previous studies concluded that separation of degrees-of-freedom (DOF) and scaled transformations led to improvements on object placement precision. But this precision benefits increase the operations number, which costs additional completion time for complex tasks. Having in mind previous researches, we believe that transformations over custom axes could help decreasing task completion time. In this work, we proposed and implemented an approach, MAiOR, based on scaled movements over custom axes, allowing DOF separation and direct manipulation. In order to validate our proposal, we conducted a user evaluation, comparing it against two baseline techniques, 6DOF and Widgets. Our results suggest that MAiOR grant a higher object placement precision, but for inexperienced users it might add some difficulty when tasks are complex, i.e., require both translations and rotations.}
{pt=Interfaces de Utilizador 3D, Manipulação de Objectos no Ar, Eixos de Manipulação Arbitrários, Separação de Graus de Liberdade, Realidade Virtual, en=3D user interface, Mid-air object manipulation, Arbitrary manipulation axis, DOF separation, Virtual reality.}

Junho 6, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alfredo Manuel Dos Santos Ferreira Júnior

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Daniel Filipe Martins Tavares Mendes

INESC-ID

Investigador