Dissertação

{pt_PT=Effect of Emotions in Deception playing the Coup Game} {} EVALUATED

{pt=Este trabalho explora a expressão de emoções para conseguir alcançar decepção no contexto do jogo de tabuleiro COUP. Após investigar conceitos de Teoria da Mente e Inteligência Emocional, nós desenvolvemos componentes a ser usados na arquitectura FAtiMA Modular, para criar um agente virtual com capacidades de decepção que mente utilizando expressões faciais derivadas de emoções moduladas para se adaptar `a situação. Para o agente comunicar e enganar os jogadores vai ser integrado numa arquitectura que controla o seu corpo físico o EMYS. Vários sistemas e modelos relacionados com o estudo de emoções, decepção e Teoria da Mente foram referenciados ao longo do trabalho., en=This work explores the expression of emotions to achieve deception in the context of the board game COUP. After researching Theory of mind and Emotional Intelligence concepts, we have developed components for the FAtiMA Modular architecture to create a virtual agent with deceptive capabilities that deceives using facial expressions derived from emotions modulated to adapt to the situation. In order for the agent to communicate and deceive players it will be integrated in an architecture that controls its embodied avatar EMYS. Several systems and models related to the study of emotions, deception and theory of mind will be addressed during the work.}
{pt=Decepção, Interacção Homano-Robo, Inteligência Emocional, COUP, en=Deception, Human-Robot Interaction, Emotional Intelligence, COUP}

Junho 7, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

João Miguel De Sousa de Assis Dias

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar