Dissertação

{pt_PT=TécnicoViz - Visualização de padrões em Dados Educacionais} {} EVALUATED

{pt=Com o aumento dos alunos a nível mundial, torna-se difícil para um professor acompanhar o percurso dos mesmos e identificar problemas nos cursos e disciplinas. Para tal, uma opção viável que possibilita identificar e acompanhar a evolução ao longo dos anos, poderá ser a análise de dados académicos. Contudo, analisá-los sem um pré-processamento pode ser uma tarefa que requer um elevado esforço cognitivo. Como tal, uma solução que permite resolver esse problema é a utilização de visualizações interativas. No âmbito desta dissertação, foi desenvolvido um sistema com múltiplas técnicas de visualização que permite analisar um conjunto massivo de dados, com o objetivo de acompanhar a evolução ao longo dos anos de todos os cursos e disciplinas do Instituto Superior Técnico. Após a extração dos dados foram desenhados diversos protótipos em papel, de forma a representar potenciais idiomas de visualização. Após definir as visualizações finais e o esquema da arquitetura a implementar, iniciou-se o desenvolvimento iterativo da aplicação. De forma a testar o resultado final, foram realizados testes com utilizadores, com o objetivo de avaliar a usabilidade do sistema., en=With the increase of the number of students worldwide, it has become difficult for teachers to follow the track of their students or even the institution itself to identify anomalies in degrees and courses. Considering that, a viable option that allows to identify and follow the evolution over the years, could be the analysis of academic data. However, analyzing them without preprocessing can be a task that requires a high cognitive effort and time investment. So, a possible solution that allows to overcome this problem is the use of interactive visualizations. In the scope of this dissertation, it was developed a system with multiple visualization techniques that allows the user to analyze a high dataset, with the purpose to follow the evolution over the years of all degrees and courses of Instituto Superior Técnico. After extracting all data, several prototypes were drawn on paper, with all the idioms included. After the definition of the final visualization, it was established the architecture of the system and consequently the beginning of the iterative development of the application. To test the result, tests were performed with some users, with the purpose of testing the system’s usability.}
{pt=Dados educacionais, Visualizações interativas, Evolução, Cursos, Disciplinas, en=Academic data, Interactive visualizations, Evolution, Degrees. Courses}

Junho 8, 2017, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Sandra Pereira Gama

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Prof Auxiliar Convidado