Dissertação

{pt_PT=VITHEA Kids 2.0, An application to help children with communication disorders} {} EVALUATED

{pt=As perturbações de comunicação incluem dificuldades na linguagem, discurso e comunicação. Estas dificuldades podem estar relacionadas com outras perturbações, como uma Perturbação do Espectro do Autismo. Indivíduos com perturbações de comunicação enfrentam diversas adversidades no seu dia-a-dia, o que pode ser minimizado com a resolução de exercícios. Diversos esforços têm sido feitos para desenvolver aplicações que possam providenciar exercícios e que sejam também adequados para os utilizadores, em particular para crianças com autismo. Uma aplicação desenvolvida neste contexto é o VITHEA Kids, uma aplicação em Português Europeu, que tem como objetivo ajudar as crianças com autismo e os seus cuidadores, proporcionando a possibilidade de criar exercícios e personalizar vários aspectos de interacção com a aplicação, assim como uma personagem animada que fala. Para continuar a crescer, sendo uma ferramenta tecnológica, o VITHEA Kids precisa de passar por um processo de reengenharia do seu software, para continuar a proporcionar a melhor experiência tanto para o utilizador como para o programador. O projecto desta tese de mestrado é composto por três principais contribuições para o VITHEA Kids: 1) um processo de reengenharia de software, o que permitiu 2) melhorar as funcionalidades existentes e 3) adicionar novas funcionalidades, relacionadas com: a) ajuda, para apoiar as crianças enquanto adquirem novas habilidades, b) reforço, para motivar as crianças a praticar o comportamento pretendido, e c) emoções, dado o impacto que as emoções têm na aprendizagem. Adicionalmente, d) foi adicionado um conjunto de exercícios com temáticas funcionais (por exemplo, família, dia-a-dia, tarefas diárias)., en=Communication disorders include deficits in language, speech and communication. These deficits can also be caused by other related disorders such as Autism Spectrum Disorder (ASD). Individuals with communication disorders face numerous adversities in their daily life, which can be minimized through solving exercises. Some efforts have been made to develop applications that can provide these exercises and also be suitable for its users, in particular for children with ASD. An application developed in this context is the Virtual Therapist for Autism Treatment on Children (VITHEA Kids), which is a European Portuguese application for helping children with ASD and their caregivers providing the possibility of creating exercises and customizing various aspects of interaction with the platform, as well as a talking animated character. In order to continuously grow, as technological tool, VITHEA Kids required a software reengineering to continue providing the best user and developer experience. This master thesis project has three main contributions to VITHEA Kids: 1) a software reengineering, which supported 2) making improvements to existent functionalities and 3) adding new functionalities related with: a) prompting, since children will need some support on learning new skills, b) reinforcement, motivating children to practice the targeted behavior, and c) emotions, due to the impact of emotions on learning. Also, d) a set of exercises, with functional thematics was included in the application (e.g., family, daily tasks).}
{pt=Perturbações de comunicação, Perturbação do Espectro do Autismo, Habilidades de comunicação, Reengenharia de software, Aprendizagem assistida por computador, en=Communication disorders, Autism Spectrum Disorder, Communication skills, Software reengineering, Computer-assisted learning}

Junho 8, 2017, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar