Dissertação

{pt_PT=Navegação dentro de ambientes virtuais imersivos em espaços físicos com obstáculos e de tamanho limitado} {} EVALUATED

{pt=Novas tecnologias permitem que utilizadores comuns tenham acesso à Realidade Virtual a preços acessíveis nas suas casas. Uma das mais importantes tarefas de interacção em Realidade Virtual é o Deslocamento, sendo as melhores metodologias as que utilizam o andar natural. Porém, técnicas existentes têm restrições difíceis de responder pelo utilizador comum, em particular a falta de espaço livre. Para responder a este problema, esta tese desenvolveu uma nova metodologia de Deslocamento no mundo virtual, chamada CWIP, que permite ao utilizador aproveitar o espaço físico que tem disponível, utilizando o Andar Natural para navegar no mundo virtual e a metodologia de Deslocamento Andar no Lugar para se deslocar no mundo virtual para além da área disponível. Para resolver a questão da falta de conhecimento do estado do mundo real, durante a interacção com o mundo virtual, foi também desenvolvida uma metodologia, chamada AVR, que mantém o utilizador informado da localização dos perigos no mundo real no mundo virtual, tais como os limites do espaço disponível ou os obstáculos no mundo real. A união destas duas metodologias é designada por CWIP-AVR. Para validar a capacidade desta metodologia de permitir a navegação num ambiente virtual em espaço real limitado e obstruído foi efectuada uma avaliação com 20 participantes. Os resultados desta avaliação provam que a metodologia CWIP-AVR permite a navegação num ambiente virtual, em espaço real limitado e obstruído, de maneira segura sem comprometer a imersão no ambiente virtual., en=New technologies allows that ordinary users have access to Virtual Reality at affordable prices in their homes.One of the most important tasks of interaction in Virtual Reality is navigation, being the methodologies that use natural walk the best. However, existing techniques have constraints which are difficult to answer by the average user, particularly the lack of free space. To solve this, it was developed a new methodology of locomotion called CWIP, which allows the user to take advantage of the available physical space and use Natural Walk to navigate in the virtual world, and the methodology WIP to move in the virtual world beyond the area available in the real world. To solve the problem cause by the lack of knowledge of the state of the real world during interaction with the virtual world, a methodology called AVR was also developed, to keep the user informed of the location of the real world hazards in the virtual world, such as the limits of available space or obstacles. The methodology formed by the union of these two methodologies is referred to as CWIP-AVR. This methodology was tested in a user study with 20 participants to validate its ability to allow navigation of a virtual environment in a limited and obstructed real space. The results of this evaluation prove that the methodology CWIP-AVR allows the navigation of a virtual environment with a limited and obstructed real world in a safe way and without compromising the immersion in the virtual environment.}
{pt=Interfaces de locomoção virtual, Espaço físico limitado e obstruído, Andar no Lugar, Andar Natural, Realidade Virtual Acessível, en=Virtual locomotion interfaces, Limited and obstructed space, Natural Walk, Walking in Place, Affordable Virtual Reality}

Junho 26, 2017, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Joaquim Armando Pires Jorge

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático