Dissertação

{en_GB=AI player for board game Diplomacy} {} EVALUATED

{pt=O Diplomacy é um jogo de estratégia onde 2 a 7 jogadores competem pela sua supremacia sobre a Europa no virar do século XX. É um jogo onde a sorte ou a aleatoriedade não tem qualquer papel e os jogadores negoceiam entre si de forma a ganharem vantagem. O tabuleiro está dividido em 75 províncias onde 34 são chamados ``supply centers". Os turnos estão divididos em fases dedicadas à negociação, aos movimentos das peças dos jogadores e a ajustes do tabuleiro. No final de cada ano/turno, cada jogador ajusta o número de peças ao de ``supply centers" que possui. Ganha o jogador que, no final de uma estação, detenha 18 dos 34 ``supply centers" disponíveis no tabuleiro. Neste trabalho foi criado um jogador automático (bot) dedicado ao jogo acima apresentado. O Tagus é um bot desenvolvido para a plataforma de jogos de Diplomacy oferecida pelo projecto DAIDE, usando um kit de desenvolvimento oferecido pelo mesmo. Tirando partido da negociação que faz com os restantes jogadores e de uma biblioteca de aberturas, o bot ganha vantagem a nível do jogo, sempre com o objectivo de ganhar. O tipo negociação feita é simples e inclui apenas propostas de aliança ou paz com base na tensão e confiança com os outros jogadores. As experiências feitas revelam que negociação traz vantagens às partes intervenientes. Além disso, tornou-se claro que, em alguns casos, o uso de bibliotecas de abertura fortalece os seus utilizadores no início do jogo., en=Diplomacy is a strategy board game in which 2 to 7 players compete for their supremacy over Europe in the turn of the 20th century. It is a game where luck or randomness has no role and players negotiate with each other in order to gain advantage. The board is divided into 75 provinces where 34 are called supply centers. Each turn is divided in phases dedicated to negotiation, the movement of pieces and board adjustments. At the end of each turn, each player player adjusts the number of pieces to the number of supply centers they have. The player who, by the end of a season, detains 18 out of the 34 supply centers available in the board wins the game. In this work, it was created an automated player (bot) dedicated to play the game presented above. Tagus is a bot developed for DAIDE's game platform, using the offered development kit. By negotiating with other players and using the opening libraries built in it, the bot gains advantage in the game, always with the goal of winning. The type of negotiation is simple which included only peace treaties and alliances based upon the tension and trust with other players. The experiments made reveal that negotiation brings advantage to the involved players. It was also clear that, in some cases, the opening libraries strengthen its users at the start of the game.}
{pt=Diplomacy, Negociação, IA, Jogador, DAIDE, SMA, en=Diplomacy, Negotiation, AI, Bot, DAIDE, MAS}

Junho 7, 2017, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar