Dissertação

{en_GB=Artificial Player for the Competitive Game Geometry Friends} {} EVALUATED

{pt=Este trabalho tem o objetivo de melhorar a inteligência artificial de um agente com a forma de um círculo, cujo objetivo é colecionar todos os diamantes disponíveis em cada nível de um jogo de plataformas chamado Geometry Friends. Este jogo faz parte das competições de Inteligência Artificial da Conferência IEEE CIG, em que os participantes submetem os seus agentes para que sejam testados em níveis de jogador único e cooperativos. A solução para a implementação destes agentes é baseada numa abordagem de Reinforcement Learning (algoritmo SARSA) e divide o problema de resolver o jogo em três sub-problemas: resolver uma plataforma, decidir a plataforma seguinte e mover de uma plataforma para outra. O primeiro e terceiro sub-problemas serão focados ao longo desta dissertação, em que o agente será testado num conjunto de níveis simples mas bastante diferentes e simétricos que focam problemas típicos que o jogador defronta num nível normal., en=This work has the goal of improving the artificial intelligence of a circle-shaped, whose objective is to collect all diamonds available on each level of the platform game called Geometry Friends. This game is part of the Artificial Intelligence competitions of the IEEE CIG Conference, where participants submit their agents to be tested in both single-player and cooperation levels. The solution for the implementation of these agents is based on a reinforcement learning approach (SARSA algorithm) and divides the problem of solving the game in three sub-problems: solving one platform, deciding the next platform and moving from one platform to another. The first and third sub-problems will be focused throughout this dissertation, where the agent will be tested in a set of simple but very different and symmetrical levels that focus typical challenges that the player faces in a normal level.}
{pt=Inteligência Artificial, Geometry Friends, Aprendizagem por Reforço, Agente Virtual, Jogo de Plataformas, Algoritmo SARSA, en=Artificial Intelligence, Geometry Friends, Reinforcement Learning, Virtual Agent, Platform Game, SARSA Algorithm}

Junho 2, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado