Dissertação

{en_GB=Building a music rhythm video game} {} EVALUATED

{pt=A indústria de videogames tem vindo a crescer ao longo dos anos devido às suas contínuas inovações e criatividade. Um dos gêneros de jogos de vídeo existentes é o jogo de vídeo baseado em música, em que o jogo é influenciado pela música e ritmo. Jogos de vídeo baseados em música tiveram um caminho irregular ao longo dos anos, mas hoje em dia eles estão se expandindo não só com uma jogabilidade pouco tradicional, mas com dispositivos inovadores que melhoram a experiência. Neste trabalho, desenvolvemos um protótipo de um jogo de vídeo de ritmo e música, com características de outros jogos baseados em música de ritmo, em que a jogabilidade é influenciada pela música que é tocada. Para este fim, foi construído um motor de jogo para apoiar um sistema de partículas e criamos um editor de níveis para criar níveis para o jogo. Finalmente, foi avaliada a experiência de jogo com os jogadores e se o jogo alcança a experiência de ritmo de outros jogos deste género. A partir dessa avaliação, podemos concluir que o nosso jogo oferece uma experiência essencial de um jogo de ritmo da música., en=The video game industry has been growing over the years due to its continuous innovations and creativity. One of the existing video game genres is the music-based video game, in which the gameplay is influenced by the music. Music-based videogames had a irregular path over the years, but nowadays they are expanding not only with traditional gameplay, but with innovative devices that improve the experience. In this work, we developed a rhythm music video game prototype, with characteristics from other rhythm music-based games, in which we try to influence the gameplay with the music that is played. For this purpose, we built a game engine to support a particle system and we created a level editor to create music levels. Finally, we evaluated the game experience with users and whether the game achieves the rhythm experience of games of this genre. From such evaluation, we can conclude that our game delivers the essential experience of a music rhythm game.}
{pt=Música, Jogo de Vídeo, Ritmo, Desenvolvimento de Jogo de Vídeo, Editor de Níveis, Motor de Jogo, en=Music, Video Game, Rhythm, Game Development, Level Editor, Game Engine}

Novembro 10, 2016, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar