Dissertação

{en_GB=RoadAhead - enhanced vision for traffic management} {} EVALUATED

{pt=Ao longo dos últimos anos o congestionamento rodoviário tornou-se num problema sério afetando todos os dias milhões de automobilistas. De forma, a atenuar este problema diversos sistemas têm vindo a ser desenvolvidos. A maioria destes sistemas utiliza geralmente uma arquitetura centralizada denominada Vehicle-to-Infrastructure (V2I). No entanto, esta arquitetura apresenta diversas desvantagens em relação ao seu tempo de resposta e tolerância a faltas. Assim sendo, a fim de resolver estes problemas novas arquiteturas tais como a Vehicle-to-vehicle (V2V) e Vehicle-to-vehicle-to-infrastructure (V2V2I) têm vindo a ganhar interesse nestes últimos anos. Contudo, estas arquitetura requerem a instalação de equipamento extra nos veiculos de forma a operarem corretamente. Devido a estes problemas, propomos neste trabalho um sistema descentralizado denominado por RoadAhead que é por si só uma extensão e melhoria da arquitetura V2I, em relação ao tempo de resposta. Este sistema oferece uma visão mais ampla da condições de tráfego em tempo real, a fim de ajudar os automobilistas a tomar decisões mais prontamente quando comparado com a situação atual. Isto é realizado através da instalação de sensores rodoviários ao longo das estradas, que recolhem informações relevantes sobre o tráfego atual (e.g. a velocidade instantânea do veiculo). Posteriormente, estas informações são analisadas e apresentadas aos automobilistas, utilizando diodos emissores de luz dispostos ao longo das vias, que mudam a sua cor de acordo com as condições de tráfego (i.e. Verde, Amarelo, Vermelho)., en=Over the past years traffic congestion has become a serious problem, contributing in a way that affects the lives of millions of vehicle drivers everyday. In order to mitigate this problem several systems have been developed. Most of these systems commonly use a centralized architecture denominated Vehicle-to-Infrastructure (V2I). However, this architecture has major drawbacks regarding response-time and fault-tolerance. In order to solve these problems architectures such as Vehicle-to-Vehicle (V2V) and Vehicle-to-Vehicle-to-Infrastructure (V2V2I) have gained interest in recent years. Nevertheless, these architectures require extra equipment attached-to or built-in vehicles to operate properly. Due to these issues we propose in this work a decentralized system called RoadAhead which is by itself an improvement of the V2I architecture w.r.t response-time. This system offers a broader vision of the traffic conditions in real-time in order to help vehicle drivers make better decisions much in advance when compared to today’s situation. This is done through the deployment of road sensors along the roads that collect relevant information about the current traffic (e.g. Vehicle instantaneous velocity). Moreover, this information is analyzed and displayed to vehicle drivers by using the capabilities of light emitting diodes (LEDs), which are disposed along the roads and change their color according to the traffic condition (i.e. Green, Yellow, Red).}
{pt=sistemas de transporte inteligentes, congestionamento rodoviário, visibilidade aumentada, informação em tempo real, sensores rodoviários, diodo emissor de luz, en=intelligent transport system, traffic congestion, increased visibility, real-time information, road sensors, light emitting diodes (LEDs)}

Junho 2, 2016, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Jorge Pires Ferreira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado