Dissertação

{en_GB=Fast Visualization of Large Architectural Models} {} EVALUATED

{pt=Os arquitectos e designers, usam ferramentas de Desenho Assistido por Computador (DAC) para criar seus modelos. Esta ferramentas são muito poderosas para modelação e manipulação dos modelos, mas são desenvolvidas para o uso manual. Infelizmente, a produção manual de grandes quantidades de geometria consome muito tempo. Desenho Generativo é uma abordagem que acelera consideravelmente o processo de modelação. Esta abordagem consiste em uma construção algorítmica de formas e permite a rápida criação de enormes quantidades de geometria. A maioria das ferramentas de DAC reconhecem a utilidade do desenho generativo e fornecem ambientes de programação para esse fim. No entanto, as ferramentas de DAC não foram originalmente concebidos para este tipo de uso e favorecem o uso manual. Como resultado, eles não têm o desempenho necessário para a exploração efectiva desta abordagem. Este trabalho propõe soluções para este problema de desempenho, através da utilização de diferentes técnicas que aceleram a produção e visualização de grandes volumes de geometria. É uma biblioteca que implementa várias técnicas e fornece uma API de Modelação 3D com uma interface Racket que acessa esta biblioteca., en=Architects and designers often use CAD tools to create their models. These tools are very powerful but they are mostly intended for manual use. Unfortunately, the manual production of large amounts geometry is very time consuming. Generative Design is one approach which considerably speeds up their modeling process. This approach consists in an algorithmic construction of forms and allows the quick creation of massive amounts of geometry. Most CAD tools recognize the usefulness of generative design and provide programming environments for that purpose. However, CAD tools were not originally designed for this type of usage, and favor instead manual use. As a result, they do not have the necessary performance for the effective exploration of this approach. This work proposes a solution to this performance problem. Through the use of different techniques that speedup the production and visualization of large volumes of geometry, we propose a library designed to support procedural generation. Together with that, we propose a Wrapper API to simplify the library usage that is developed in using the Racket Programming Language. We use it to evaluate the proposal and explore the use of Racket for the generation of large volumes of geometry through Generative Design.}
{pt=Modelação 3D, OpenGL, Design Generativo, Shaders, Nível de Detalhe, en=3D modeling, OpenGL, Generative Design, Shaders, Level of Detail}

Junho 1, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Paulo Teles de Menezes Correia Leitão

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar