Dissertação

{en_GB=Using Gamification for Improving Time Tracking} {} EVALUATED

{pt=O tracking da forma como developers gastam o seu tempo é importante para as organizações medirem o desempenho dos seus trabalhadores com exatidão e melhor calcular a alocação de recursos, que hoje em dia é tipicamente feito de forma digital. No entanto, muitas vezes os trabalhadores não registam a tempo as suas horas trabalhadas, por falta de motivação e esquecimento. Propomos uma solução de gamificação para lidar com esses desafios através do uso de elementos de jogos e técnicas de design de jogos, com o objectivo de melhorar as taxas de submissão dos registos dos trabalhadores. Isto é demonstrado através do desenvolvimento de uma extensão ao XGamify, um plugin de gamificação para Jira Software, previamente avaliado numa empresa de desenvolvimento de software portuguesa. O processo de avaliação consistiu em questionários, grupos de foco e uma análise quantitativa de métricas de time tracking relevantes. Embora dos resultados tenham sido dados como inconclusivos, as taxas de submissão melhoraram substancialmente num dos grupos e os participantes declararam que apreciaram a experiência., en=Tracking how software development practitioners spend their time is important for organizations to measure employee performance accurately and better calculate the allocation of resources, which is usually done through digital timesheets nowadays. Still, employees often do not submit their timesheets on time, for reasons like lack of motivation or forgetfulness. We propose a gamification solution to deal with these challenges through the use of game elements and game design techniques, with the goal of improving the submission rates of employees' timesheets. This is demonstrated through an extension to XGamify, a gamification app for Jira Software, previously evaluated in a Portuguese software development organization. The evaluation consists of a focus group, survey, and a quantitative analysis of worklog submission rates. Although results were considered inconclusive, worklog submission rates substantially improved in one of the groups and participants stated they enjoyed the experience.}
{pt=Gamificação, Motivação, Desenvolvimento de Software, Sistemas de Informação, en=Gamification, Motivation, Time Reporting, Software Development, Information Systems}

Novembro 29, 2019, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado