Dissertação

{en_GB= Using Gamification for Improving Scrum Adoption} {} EVALUATED

{pt=Scrum, uma das frameworks de desenvolvimento de software agil mais conhecidas, apresenta algumas evidˆencias de poder ajudar o desenvolvimento de software a ter sucesso nos projetos. No entanto, ´e dif´ıcil fazer com que os profissionais adotem Scrum, sendo uma das principais causas a falta de motiva¸c˜ao. A gamifica¸c˜ao ´e uma ferramenta que tem sido usada para encorajar as pessoas a fazer trabalhos tediosos, tornando-os mais desafiadores e interessantes. Dado o sucesso da gamifica¸c˜ao em varias areas, podemos usa-la para ajudar a melhorar a motiva¸c˜ao dos profissionais a aplicar corretamente a metodologia Scrum, podendo assim aumentar o sucesso dos projetos de software. Este trabalho foi realizado utilizando a Design Science Reaserch Methodology, permitindo m´ultiplas itera¸c˜oes do trabalho e auxilia a constru¸c˜ao de um trabalho mais pragm´atico. XGamify, uma solu¸c˜ao anterior que trabalha para o mesmo objectivo, mas que requer mais itera¸c˜oes e melhorias. A solu¸c˜ao foi guiada pelo framework 6D, embora com apenas uma itera¸c˜ao. O objectivo ´e utilizar a ferramenta XGamify, fazer uma nova itera¸c˜ao do framework 6D, tendo em conta o feedback da primeira implementa¸c˜ao deste trabalho e dar outra itera¸c˜ao ao projecto de forma a provar a gamifica¸c˜ao como uma solu¸c˜ao para o problema apresentado. A proposta ´e demonstrada num cen´ario real, onde a solu¸c˜ao ´e integrada no Jira Software de uma empresa de tecnologia de informa¸c˜ao. Para avaliar, ´e feita uma compara¸c˜ao das configura¸c˜oes antes e depois das equipas de desenvolvimento. Finalmente, apresentamos a conclus˜ao atrav´es da compara¸c˜ao entre as m´etricas definidas e s˜ao propostos trabalhos futuros., en=Scrum, one of the most adopted Agile software development frameworks, with some evidence that it can help software development organizations achieving project success. However, it is difficult to make practitioners adopt Scrum, one of the reasons being due to lack of motivation. Gamification is a tool that has been used to encourage people to do tedious work by making it more challenging and interesting. Given the success of gamification, it may help improve the motivation of practitioners to correctly apply Scrum, leading to the success of software projects. This research was conducted using Design Science Research Methodology, which allows multiple iterations of the work and helps create a more pragmatic work. XGamify, a previous solution working towards the same objective, however requiring more iterations and improvement. This solution was guided by 6D framework although only had one iteration. The goal is to use the XGamify tool, make a new iteration of 6D framework, taking into account the feedback from this work’s first implementation and give another iteration to the project in order to further prove gamification as a solution to the presented problem. The proposal is demonstrated in a real setting, with an IT company operating with Jira Software, where the solution was integrated with their Jira Software. To evaluate, a comparison is made of the before and after settings the developing teams. Finally a conclusion is made using the comparison between the defined metrics and future work is proposed.}
{pt=Desenvolvimento de Software Agil, Gamification, Scrum, Motivação, Desenvolvimento de Software, Processos de Software, en=Agile Software Development, Gamification, Scrum, Motivation, Software Development, Software Process}

Novembro 27, 2019, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado