Dissertação

{en_GB=Gamification and Engagement of Tourists and Residents in Public Transportation exploiting location-based technologies} {} EVALUATED

{pt=Com as cidades a ficarem cada vez mais congestionadas, existe a necessidade de reduzir o numero de carros nas estradas. Para isto, é necessário maximizar o potencial do transporte público, tornando-o atractivo, e uma alternative conveniente, e integrando o transporte público com a vida das pessoas, criando um meio de transporte apelativo, e melhorando o ambiente urbano. Actualmente, existe um maior cuidado na utilização de transportes que sejam sustentáveis a nível ambiental. Como tal, há a necessidade de criar uma maior ligação entre o utilizador e o meio de transporte. Gamificação, o uso de elementos de jogo, em contextos que não de jogos, mostra obter resultados bastante interessantes, ao fomentar interesse em actividades que outrora não o tinham. Quando ligamos gamificação e transportes, desenvolvemos um projecto que altera a forma como as pessoas vêem os transportes, adicionando interesse ao serviço. Esta solução é baseada numa aplicação móvel, que combinada com tecnologias wireless de baixo-alcance, permite atrair utilizadores e fomentar o interesse destes durante os tempos de espera pelos transportes, ou inclusive os convidar a conhecer determinado local. Associado a isto, existem também actividades ao ar livre relacionadas, onde são incluídas actividades de colecção de items, ou até de procura de items físicos, através de um conjunto de pistas, explorando a rede de transportes local. Para avaliar esta solução, trabalhamos em colaboração com a empresa Horários do Funchal, para avaliar os resultados estatísticos., en=With cities becoming more congested, there is a need to reduce the number of cars driving on the road. For this, the solution is to maximise the potential for local public transport, making it attractive, and a convenient alternative. It is also by integrating the public transport system with people's lives, creating an appealing means of transportation, while improving urban environment. Public transportation, the transport of passengers by group travel systems, is available for use by the general public since the 17th Century. With the increasing awareness of transport that is sustainable in the sense of environmental impact, but also climate and social, there is the need to create engagement into public transportation. Gamification, which is the use of game elements in non-game contexts, has proven to deliver very positive results, by turning regular activities into engaging ones, which are fun to perform. When connecting gamification and transports, we develop a solution that changes the way people see transportation, by creating engagement to the service. This solution is based on a mobile application, that combined with short-range wireless communication technologies, can engage users during their waiting time, or to even invite people to visit some specific bus stop. There are also outdoor activities related to this, including item collecting or even scavenger hunts, to explore the local network. To evaluate the project, we work in collaboration with the local bus company, Horários do Funchal, and evaluate the different statistical results.}
{pt=Tecnologias Wireless, Envolvimento, iBeacon, Gamificação, Aplicação Móvel, en=Engagement, Gamification, iBeacon, NFC, short-range wireless communication}

junho 5, 2019, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Duarte Nuno Jardim Nunes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Cátia Prandi

Madeira Interactive Technologies Institute, M-ITI

Investigadora