Dissertação

{en_GB=Citizen Science anda Game with a Purpose to Foster Biodiversity Awareness and Bioacoustic Data Validation} {} EVALUATED

{pt=Ao longo do tempo, a humanidade tem contribuído bastante para destruição do ambiente. Por consequente, iniciativas que visem a monitorização e conservação da natureza têm-se tornado cada vez mais importantes, especialmente as iniciativas que envolvam os cidadãos. Durante a nossa pesquisa, concluímos que a junção de game design com projectos de Ciência Cidadã aumenta a participação e dedicação dos participantes, resultando no sucesso do projecto. Com isto em mente, criámos um projecto que combina Ciência Cidadã, game design e sensores bioacústicos, criando um jogo móvel com o propósito de ajudar a classificar sons de animais numa determinada área. Através de diferentes modos e mecânicas de jogo suportamos a análise de dados recentes e antigos através dos nossos jogadores na proximidade de onde esses dados foram extraídos ou em outro local qualquer, através de uma experiência agradável e pedagógica. Assim, criámos um jogo com um conceito interessante que proporcionava aos jogadores uma experiência divertida e intrigante. Apesar de não termos conseguido adquirir dados suficientes para validar a mecânica de classificação de sons do jogo, os participantes na avaliação gostaram do jogo, e mostraram interesse em jogá-lo no futuro., en=Over the years, humans have heavily contributed to environmental degradation. Because of that, nature conservation efforts and environmental monitoring have become increasingly important, especially efforts that engage the general public to contribute to the cause. These initiatives fall under citizen science projects and are heavily dependent on the public's support. During our research, we found that the combination of game design with citizen science projects boosts user participation, resulting in the project's overall success. With this in mind, we devised a project that would combine citizen science, a gameful experience via bioacoustic sensing, creating a game with the purpose (GWAP) of helping classify animal sounds in a given area. Through different game modes and game mechanics we support the analysis of old and recent data, by the players, in the close proximity of the location or from a distance, through an enjoyable and educational game experience. In the end we created a game with an interesting concept that provided the players an intriguing and fun experience. Although we couldn't acquire enough data to completely validate the audio classification portion of the game, participants enjoyed the game, with a majority stating that they would like to play a version of this game in the future.}
{pt=Ambiente, Monitorização de Biodiversidade, Ciência Cidadã, Bioacústica, Game Design, en=Biodiversity Awareness, Biodiversity Monitoring, Citizen Science, Game with a Purpose, Bioacoustic Sensors}

Novembro 8, 2018, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Duarte Nuno Jardim Nunes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Catia Prandi

M-ITI – Madeira Interactive Technologies Institute – LARSyS

Investigadora