Dissertação

{pt_PT=O impacto do comércio eletrónico no sucesso das microempresas do setor de comércio a retalho da sub-região Pinhal Interior Norte} {} EVALUATED

{pt=No mercado global, competitivo e em constante mudança consideramos ser importante que as Micro, Pequenas e Médias Empresas(MPME), enquanto parte significativa do tecido empresarial nacional, se tornem competitivas e, assim, entendemos importante avaliar como o nível de envolvimento no Comércio Eletrónico(CE), em relações Business-to-Consumer(B2C), pode influenciar o sucesso de uma microempresa do setor de comércio a retalho, com foco na sub-região portuguesa Pinhal Interior Norte. Com base em pesquisa em base de dados com informação de empresas, para recolha da amostra, foi posteriormente realizado trabalho de avaliação com intuito de averiguar se essas empresas estariam envolvidas no CE e realizados inquéritos/entrevistas aos gestores, a fim de avaliar qual(is) a(s) motivação(ões) para a adoção, bem como se reconhecem o retorno do investimento e o que pretendem realizar para manter ou modificar o negócio. Considerando que uma empresa tem sucesso se apresenta resultado financeiro positivo e crescente, é objetivo deste trabalho saber se as empresas com envolvimento no CE, em relações B2C, apresentam uma taxa de sucesso crescente devido à sua adoção e manutenção. As PME da região não estão ainda preparadas para o uso do CE enquanto vantagem competitiva para o negócio, embora algumas já tenham a preocupação de ter presença na Internet. Constatámos da existência de um longo caminho a ser percorrido, mas alguns gestores já mostram essa vontade e 62,50% das empresas analisadas viram o seu resultado financeiro aumentado após a adoção do CE, o que nos permite constatar da existência de uma relação entre os dois factos., en=In the global, competitive and ever-changing market, we consider it important that Micro, Small and Medium Enterprises(SMME), as a significant part of the national business fabric, become competitive and, therefore, we consider important to assess how the level of involvement in Electronic Commerce (EC), in Business-to-Consumer(B2C) relations, can influence the success of a micro-enterprise in the retail sector, focusing on the Portuguese sub-region Pinhal Interior Norte. Based on a database research with company information, for the sample collection, evaluation work was subsequently carried out to ascertain if these companies would be involved in the EC and conducted surveys/interviews with managers in order to assess the motivation(s) for adoption, as well as recognizing the return on investment and what they intend to do to maintain or modify the business. Considering that a successful company presents a positive and growing financial result, it is the objective of this work to know if companies with involvement in the EC, in B2C relations, have an increasing success rate due to its adoption and maintenance. SMEs in the region are not yet prepared for the use of EC as a competitive advantage for the business, although some are already worried about having an Internet presence. We found that there is a long way to go, but some managers already show this willingness and 62.50% of the analyzed companies saw their financial result increased after the adoption of the EC, which allows us to verify the existence of a relationship between the two facts.}
{pt=Comércio eletrónico, PME, microempresa, adoção de tecnologia, comércio a retalho., en=E-commerce, SME, technology adoption, retail trade.}

Junho 18, 2018, 12:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação